Atualizado em 16/05/2025 – 14:24
Um vídeo que circula pelas redes sociais tem gerado debate entre moradores de Vitória. Nas imagens, é possível ver o prefeito do município Lorenzo Pazolini (Republicanos) e a vice-prefeita Cristhine (PP), juntos, assistindo a um show. Conforme apuração do VIXFeed, a gravação foi feita em Teresina, no Piauí, no último sábado (10). O questionamento que tem sido feito é sobre a motivação da viagem e também a ausência simultânea dos administradores do município, causando dúvidas sobre a gestão pública da cidade.
Conforme apurado pelo VIXFeed, a viagem oficial de Pazolini ao Nordeste ocorreu com outro objetivo: a participação no Encontro Maranhense de Controle, em São Luís, no Maranhão, que ocorreu na sexta-feira (9).
Na oportunidade, o prefeito participou do evento como expositor na Mesa Temática “Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana (REURB/MA): a parceria entre os judiciário e o governo municipal”.
Entretanto, a viagem da vice-prefeita a Teresina teria ocorrido por motivação pessoal. Foi na cidade que ela e o prefeito se encontraram após a participação de Pazolini em evento oficial no Maranhão.
O VIXFeed entrou em contato com a prefeitura de Vitória, para um pronunciamento oficial, mas ainda não houve resposta.
Legalidade
Do ponto de vista legal, a ausência de prefeito e vice é permitida de acordo com o artigo 107 da Lei Orgânica do Município de Vitória, que diz que ambos podem se ausentar por até 15 dias sem a necessidade de autorização formal da Câmara Municipal.
Entretanto, a lei não deixa claro se essa ausência simultânea, como no caso de Pazolini e Samorini, deveria ser comunicada oficialmente. O VIXFeed entrou em contato com a Câmara Municipal de Vitória, que apenas informou que não vai comentar o caso no momento.
Ainda que a lei permita que o prefeito e a vice se ausentem, a falta de clareza e comunicação sobre as viagens – especialmente em uma situação onde ambos estavam fora ao mesmo tempo – pode soar como abandono ou como uma falha de compromisso com a gestão pública.
Foi o que argumentou uma internauta nas redes sociais: “Eu achava que quando o prefeito viajava a trabalho, a vice teria obrigatoriedade de estar na cidade”, comentou. Outra escreveu: “Largaram a prefeitura e foram passear… Bonito, né?”, opinou.
Dinheiro público
Sobre o caso, o vereador Dárcio Bracarense (PL) informou que protocolou um requerimento formal para que o Executivo Municipal forneça informações sobre as viagens e a comunicação à Câmara.
“Da minha parte, eu estou cumprindo a função de um vereador, cobrando a informação para saber quem pagou a viagem e se essa viagem é de interesse da população de viagem. Ponto. É isso que interessa. Quero saber quem pagou por essa viagem privada, e que se foi a população de Vitória, que o dinheiro seja devolvido”, expôs o vereador em suas redes sociais.
A Prefeitura de Vitória também foi questionada sobre os gastos pelo VIXFeed, mas ainda não houve resposta. Assim que uma nota oficial for enviada, o texto será atualizado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.