Atualizado em 20/05/2025 – 08:45
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza, nesta quarta-feira (21), uma audiência pública para discutir os impactos da escala de trabalho 6×1 — que estabelece seis dias consecutivos de serviço para um dia de folga. O encontro será promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, às 18h30, no auditório Hermógenes da Fonseca.
O objetivo da audiência é debater como as jornadas prolongadas afetam a saúde física e mental dos trabalhadores e comprometem a convivência familiar e social.
A iniciativa é da deputada estadual Camila Valadão (PSOL), presidente da comissão, que também é autora do Projeto de Lei nº 635/2024. A proposta da deputada visa acabar com a escala 6×1 nos contratos públicos, com a justificativa de que o governo estadual deve ser referência para o setor privado.
A audiência pública contará com a participação do coordenador nacional do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), Wesley Fábio, além de representantes de sindicatos, movimentos sociais e profissionais que vivenciam jornadas consideradas exaustivas.
Segundo os organizadores, o evento busca ampliar o debate sobre o direito ao descanso e a promoção de mudanças nas políticas públicas voltadas ao mundo do trabalho no Espírito Santo. Qualquer pessoa pode participar da sessão para acompanhar e fortalecer as propostas em discussão.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.