Atualizado em 29/04/2025 – 13:26
Na última segunda-feira (28), dois dias após a tradicional Romaria dos Homens, o padre Kelder Brandão realizou uma contundente reflexão durante sua homilia no Convento da Penha, alertando sobre os riscos da instrumentalização da fé.
Em sua fala, o sacerdote destacou a necessidade de vigilância por parte da Igreja para que “a fé, os espaços litúrgicos e as devoções populares não sejam instrumentalizados”.
Padre Kelder enfatizou que o altar e a mesa da palavra não devem se transformar em “palco ou palanque, ao serviço da vaidade de ministros ordenados e de políticos oportunistas”, criticando aqueles que “se beneficiam da fé e da piedade alheia para ganhos próprios”.
A manifestação acontece em um contexto de intensas celebrações religiosas no Espírito Santo, quando milhares de fiéis participam da Festa da Penha e das tradicionais romarias ao Convento da Penha, um dos mais importantes santuários religiosos do país.
A homilia repercutiu entre os fiéis presentes, reforçando o papel da Igreja na preservação da autenticidade das celebrações religiosas.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.