Atualizado em 10/02/2026 – 13:51
Doze anos após sua última edição, a Teia Nacional dos Pontos de Cultura volta a ser realizada em um território indígena. Entre os dias 24 e 29 de março, o município de Aracruz, no Espírito Santo, em local marcada pela presença dos povos Tupiniquim e Guarani, recebe a 6ª edição do maior encontro da rede Cultura Viva no Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC).
Pela primeira vez fora de uma capital, a Teia chega ao litoral capixaba com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, reunindo agentes culturais, coletivos, mestres e mestras das culturas populares, povos tradicionais, representantes da sociedade civil e gestores públicos de todas as regiões do país.
A programação inclui apresentações artísticas, debates, rodas de conversa, oficinas, vivências culturais, encontros setoriais, feira de economia solidária e o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, que acontece nos dias 24 e 25 de março.
Criados em 2004 pelo Programa Cultura Viva, os Pontos de Cultura desenvolvem ações culturais de base comunitária e se consolidaram como política pública em 2014. Hoje, o Brasil conta com mais de 13.700 Pontos de Cultura certificados, crescimento impulsionado por políticas de fomento como a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que garante um piso anual de R$ 400 milhões para o setor.
Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a retomada da Teia simboliza a reconstrução das políticas culturais no país e reforça a Cultura Viva como política estratégica de Estado. Já a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, destaca o papel dos Pontos de Cultura na promoção da inclusão e no diálogo com a justiça social e climática.
Sediar o evento é um marco para o Espírito Santo. Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, a escolha de Aracruz fortalece o reconhecimento da cultura capixaba, dos saberes ancestrais e da importância da cosmovisão indígena no enfrentamento das mudanças climáticas.
A 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura é realizada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Aracruz e Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, em parceria com o Ifes e o Sesc.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




