A jornalista e narradora esportiva Ana Clara Lanius, de 24 anos, viu sua icônica frase “Vamos juntos com a emoção!” ganhar um espaço especial no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. A mensagem agora estampa uma das paredes da zona mista do estádio, como parte de uma iniciativa para dar visibilidade às mulheres no jornalismo esportivo.
O VIXFeed conversou com a jornalista para saber mais sobre ela e como ela vê o aumento da presença feminina em um lugar que antes era predominantemente masculino.
A ação, lançada no Dia Internacional da Mulher, integra o projeto #Repense e convida 15 narradoras de diferentes emissoras, como ESPN, TV Globo e Rádio Transamérica, a deixarem suas marcas no estádio. Até então, apenas frases de narradores homens compunham a zona mista – espaço onde jogadores e jornalistas se encontram após as partidas para entrevistas.
Confira a entrevista completa:
VIXFeed: O que te motivou a seguir a carreira no jornalismo esportivo, uma área ainda predominantemente masculina?
Ana Clara Lanius: Eu sempre tive essa vontade de trabalhar com o esporte, inicialmente como atleta, e depois veio esse despertar para o jornalismo esportivo. Desde muito nova consumo muitas transmissões e programas esportivos, então quando chegou a hora de decidir o que eu faria na faculdade, o jornalismo veio como principal alternativa; já entrei no curso buscando a área esportiva, independentemente da predominância masculina, e até aqui está tudo dando certo.
VIXFeed: Você teve alguma referência feminina na narração esportiva ou precisou buscar inspiração em outros profissionais?
Ana Clara Lanius: Cresci ouvindo só narradores homens, então inevitavelmente tenho muitas referências masculinas, mas felizmente hoje em dia podemos dizer sim que temos referências femininas na narração. Particularmente, gosto muito da Isabelly Morais que trabalha na Globo/Sportv, a versatilidade de narrar diferentes esportes com competência é algo que admiro e me espelho. Outra profissional que gosto muito, que desempenha papel de repórter (correspondente) em transmissões, é a Tati Mantovani da TNT Sports.
VIXFeed: Como você vê a evolução da presença feminina na narração e no jornalismo esportivo nos últimos anos?
Ana Clara Lanius: Vejo, claro, com muito bons olhos, é algo necessário e que ao meu ver demorou inclusive para ser proposto. Nós, mulheres, queremos e merecemos ocupar todos os espaços possíveis. Espero que cada vez mais surjam narradoras, principalmente aqui no cenário capixaba.
VIXFeed: Você entrou para a história do futebol capixaba como a primeira mulher a narrar uma partida em transmissão oficial no Espírito Santo. Como foi isso para você?
Ana Clara Lanius: Foi incrível! Até hoje lembro todos os detalhes daquele dia. Enquanto trabalhava no jogo, eu não sabia que era a primeira mulher a narrar uma partida em transmissão oficial no Espírito Santo, só vi a repercussão depois. Foi algo que marcou minha carreira para sempre, posso dizer que sigo colhendo frutos disso até hoje.
VIXFeed: O que você sentiu ao ver seu bordão registrado no Mineirão?
Ana Clara Lanius: Foi a melhor homenagem que recebi na vida! Não consigo descrever o sentimento. Ter uma frase com meu nome em um dos maiores estádios do futebol mundial é algo que nunca imaginei ser possível. Fico muito feliz e lisonjeada pelos representantes do Mineirão terem visto o meu trabalho e me escolhido para estar ao lado de outras 14 mulheres incríveis. Fico sempre sem palavras quando penso nisso tudo.
VIXFeed: Estamos no Mês das Mulheres. O que você falaria para encorajar outras mulheres a também furarem essa bolha que você furou, de estar em uma função majoritariamente masculina, em que as mulheres também podem se dar muito bem e se destacar?
Ana Clara Lanius: Siga em frente! É importante estabelecer limites e conseguir diferenciar críticas construtivas de ataques misóginos. Confie no seu potencial, estude e se dedique para aquilo que acredita e almeja, o esforço será recompensado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.