Atualizado em 29/04/2025 – 18:09
Um cão da raça Border Collie, que se encontrava em situação de maus-tratos trancado na varanda de um imóvel no bairro Jardim Guaranhuns, em Vila Velha, foi resgatado nesta terça-feira (29) durante uma operação da Polícia Civil com apoio da Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha.
Segundo o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet, o animal permanecia preso em em local insalubre e sem acesso a água ou alimentação.
“Entendemos pela presença do crime de maus-tratos, pois o animal estava em ambiente anti-higiênico, sem comida, sem água e sem qualquer condição de permanência digna. A residência encontrava-se trancada e sem a presença do responsável por vários dias”, relatou o delegado.
Na varanda, os policiais encontraram o animal vivendo em meio a fezes, urina e muitos pelos, o que é indício de estresse do animal. O cão se mostrou muto dócil e, ao mesmo tempo, acuado.
A Secretaria de Meio Ambiente do município atestou a insalubridade do local e realizou o recolhimento do animal, que foi entregue a um tutor provisório e passará por avaliação veterinária.
O proprietário será indiciado por maus-tratos, conforme previsto na legislação ambiental vigente. As demais pessoas relacionadas à ocorrência também serão intimadas para prestar esclarecimentos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.