Atualizado em 28/04/2025 – 16:26
A segunda temporada do Papod Preta, podcast voltado para meninas negras capixabas, começou a ser gravada neste sábado (26). Nesta edição, o projeto, que tem o objetivo de apresentar referências para mulheres pretas, ganha versão em vídeo, com entrevistadas das áreas da política, do audiovisual, da fotografia e outras áreas. Confira as produções já publicadas.
Iniciado em 2024, o podcast foi criado com o objetivo de auxiliar jovens negras a lidar com os desafios da vida adulta. “Ter a oportunidade de dar continuidade a esse projeto feito para as jovens negras capixabas é uma honra. Enquanto eu converso com as entrevistadas, penso que ter ouvido essas mulheres quando eu era adolescente teria mudado tudo para mim, porque muitas vezes o que nos falta é uma referência que mostre que é possível chegar lá”, ressalta a jornalista e produtora cultural Nicolly Credi-Dio.
Ao todo, são cinco novos episódios, que abordarão as vivências de mulheres negras na política, no audiovisual, na fotografia, nas artes e na música. Entre as entrevistadas estão a vereadora de Vitória Ana Paula Rocha (Psol), a MC e atriz Afronta MC e a fotógrafa Lahis Nascimento, criadora do projeto “Somos Camélias”.
Além dos episódios, o projeto ainda conta com conteúdos complementares nas redes sociais. As publicações contam com indicações de obras produzidas por mulheres pretas e de serviços gratuitos disponíveis no Espírito Santo que podem ser úteis para as ouvintes. “O objetivo do Papod Preta é dar às mulheres negras capixabas reconhecimento: a oportunidade de se conectarem a outras mulheres negras que se reconhecem nelas e em suas trajetórias”, destacou Nicolly Credi-Dio.
Para as gravações, o projeto está coletando relatos de meninas negras capixabas que ajudarão a compor os episódios do podcast. Para enviar, basta clicar aqui. O formulário é anônimo.
O Papod Preta é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), Governo do Estado do Espírito Santo, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal. Os episódios ficarão disponíveis no Spotify em formato de áudio e no YouTube no formato de vídeo, com tradução para Libras.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.