Atualizado em 22/04/2025 – 14:19
A moqueca capixaba, prato típico da culinária do Espírito Santo e um dos símbolos mais autênticos da identidade cultural do estado, pode se tornar o fio condutor de uma nova rota turística que cruzará o território de Norte a Sul. A proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê a criação da Rota da Moqueca, conectando 14 municípios onde a receita é tradição e orgulho local.
O texto contempla os municípios de Conceição da Barra, São Mateus, Linhares, Aracruz, Fundão, Serra, Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
A justificativa do Projeto de Lei destaca que a moqueca é considerada um prato típico do Espírito Santo e que seu preparo reflete influências das culturas indígena, africana e europeia, presentes na formação histórica e cultural do estado. A proposta ressalta ainda a relação da iguaria com a tradição pesqueira do litoral capixaba.
De acordo com o autor do PL, deputado Zé Preto (PP), a criação da rota visa contribuir para o desenvolvimento cultural e socioeconômico das regiões abrangidas. Para ser implementada, a medida prevê a alteração do Anexo I da Lei 12.017/2023, que trata da consolidação dos roteiros turísticos do Espírito Santo.
A matéria será analisada pelas comissões permanentes de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças antes de seguir para votação em Plenário.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.