A ES Gás, distribuidora de responsável por toda a distribuição de gás do estado do Espírito Santo, apresentou, nesta quinta-feira (17), o Plano de Investimentos Quinquenal, que prevê aportes de R$ 1 bilhão até 2030. A proposta foi protocolada junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e marca uma nova fase de crescimento da infraestrutura de gás no Estado.
Atualmente, a ES Gás atende mais de 84 mil consumidores em segmentos como o residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico. Desde 2023, a concessionária integra o Grupo Energisa, que passou a investir fortemente na expansão da rede e na diversificação da matriz energética no Espírito Santo.
O plano apresentado pela ES Gás está estruturado em quatro pilares: descarbonização, segurança energética, competitividade e desenvolvimento regional. Entre os destaques estão a ampliação de 480 km na rede de distribuição, a conexão de 92 mil novos consumidores e o atendimento a 30 novas indústrias, com interiorização do serviço em cinco novos municípios capixabas. A iniciativa está alinhada com o programa estadual ES Mais+Gás e reforça o papel do Estado como referência nacional em energia.
Outro destaque do plano é a integração de quatro usinas de biometano à rede da concessionária. O combustível 100% renovável terá papel central na estratégia de descarbonização, com a expectativa de evitar a emissão de 900 mil toneladas de CO₂ por ano até 2030.
“A ES Gás lançou um plano de cinco anos de investimentos com foco na ampliação da infraestrutura de distribuição de gás natural, reforçando seu compromisso com a competitividade do setor energético. A iniciativa visa não apenas modernizar e expandir a rede de fornecimento, mas também criar um ambiente mais atrativo para novos investimentos no Espírito Santo. Com isso, a companhia busca impulsionar o desenvolvimento do Estado, promovendo a geração de empregos, a diversificação da matriz energética e o fortalecimento da economia capixaba”, comentou a subsecretária de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Christiane Menezes.
O governador do Estado, Renato Casagrande, também participou da apresentação.
“Tomamos a decisão de vender a ES Gás e com o passar do tempo vemos que foi a medida certa. Nossa ideia era trazer uma empresa com expertise e que pudesse ajudar no desenvolvimento do nosso Estado. A nossa legislação sobre o gás foi a primeira do País e se mostrou bem moderna. Além disso, temos uma agência reguladora que faz um ótimo trabalho e sem interferência do governador. Na renovação da frota de ônibus queremos comprar alguns ônibus adaptados para o biometano. Também reduzimos a alíquota do ICMS do gás para indústria e do GNV, atendendo às metas do programa ES Mais+Gás”, afirmou o governador.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.