Atualizado em 10/04/2025 – 08:10
O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebeu na tarde desta quarta-feira (9) o escritor, filósofo e membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, para o lançamento do seminário “Desnaturadas: Chamado Ancestral”. O ciclo de conversas ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de maio. Os ingressos gratuitos podem ser retirados a partir das 16h desta quinta-feira (10) na plataforma Inti.
Durante coletiva de imprensa, Krenak apresentou as reflexões que norteiam o projeto e criticou a dissociação entre os seres humanos e o planeta. “Desnaturada é um anúncio sobre como nós, os humanos, nos separamos do corpo da Terra a ponto de ficarmos abismados com os fenômenos que estão chamando de climáticos”, afirmou Krenak durante sua explanação.
O evento contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do secretário de Cultura, Fabricio Noronha, e de representantes do Instituto ArteCidadania, parceiro na realização da iniciativa.
O líder indígena também relacionou os recentes desastres ambientais com essa separação entre humanidade e natureza: “Os eventos climáticos apavorantes que inundam tanto a nossa cidade, matam a gente, destroem tudo, mas também queimam a Califórnia, incendeiam as montanhas, queimam a floresta, o Pantanal, queimam tudo. E nós continuamos atravessando esse abismo de desastre, dizendo que a natureza está ameaçando a gente.”
Na mesma ocasião, foi apresentada a programação de 2025 do Parque Cultural Casa do Governador. O ciclo de conversas “Desnaturadas” será realizado no próprio parque, em Vila Velha.
O escritor relacionou as reflexões do projeto com seus livros anteriores, como “Ideias para adiar o fim do mundo” e “A vida não é útil”, obras que tratam da relação predatória da humanidade com o planeta e os efeitos da aceleração do consumo, especialmente após a pandemia.
Krenak também abordou o impacto dessa aceleração na saúde mental das pessoas: “Essa aceleração não é do mundo exterior a nós, essa aceleração é dentro de nós. E isso está produzindo um efeito terrível, que é um diagnóstico global de sofrimento mental”.
Seminário
O seminário “Desnaturada: Chamado Ancestral” vai reunir dezenas de pensadores e ativistas, convidando o público a refletir sobre o termo “Desnaturada”: a desnaturalização da vida no planeta e como germinar um futuro em que seja possível resgatar a ancestralidade e a naturalidade da existência humana. Essa é a segunda edição do evento: a primeira aconteceu no Ceará em 2023.
A programação terá oficinas, vivências e debates em torno do tema principal, com convidados como Sidarta Ribeiro, Nuriti Bensusan e Fabio Scaran, além do próprio Krenak. Haverá também apresentações musicais e de jogos indígenas. É um ciclo de conversas entre cientistas, artistas e pensadores indígenas e quilombolas. Serão disponibilizados 500 ingressos gratuitos para cada dia. As inscrições podem ser feitas a partir desta quinta-feira (10) pelo site.
“Ter Ailton Krenak com a gente nessa nova fase do Parque Cultural, trazendo de forma tão especial a segunda edição do ciclo Desnaturada, tem um peso muito especial. Os temas e a sensibilidade de Krenak nos inspiram e enriquecem a nossa tão plural programação de 2025”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.