Atualizado em 09/04/2025 – 07:42
No próximo sábado (12), será inaugurado um novo espaço voltado para a arte e a literatura no Centro de Vitória. Trata-se da Casa Cousa, iniciativa da Editora Cousa, que vai abrigar uma programação cultural diversificada, incluindo clube de leitura, cineclube e atividades artísticas. O local também funcionará como base para a Combiousa, veículo itinerante da editora que leva atividades culturais a diferentes localidades. A inauguração está marcada para as 16h, na Rua Dom Fernando, 171.
A Casa Cousa será dividida em dois ambientes: a Caverna Turca, no térreo, e o Terraço das Avencas, no andar superior. A programação de estreia será aberta com a leitura do conto “As babas do Diabo”, do escritor argentino Julio Cortázar, com mediação do jornalista e escritor Caê Guimarães. Às 18h, o CineCaverna exibirá o filme Blow-Up, de Michelangelo Antonioni, seguido de debate com a cineasta Ursula Dart.
Trajetória
A Editora Cousa já realizou outras iniciativas culturais na capital capixaba. Em 2017, lançou o Cousa Café-Bar, na Rua Sete de Setembro, também no Centro de Vitória. Em 2019, ampliou as atividades com a mudança para o Trapiche Gamão, na Rua Gama Rosa. Em seguida, passou a integrar também o café cultural Jalan Jalan, na Praia do Canto.
Durante a pandemia de Covid-19, com as restrições ao funcionamento de espaços fechados, a editora direcionou suas atividades para espaços abertos e criou a Combiousa, uma Kombi adaptada para ações como venda de livros, saraus, sessões de cinema e oficinas culturais.
A Combiousa segue em atividade e já percorreu diversos municípios do Espírito Santo, além de cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Recentemente, a editora anunciou a transferência de sua sede jurídica para o município de Piúma, no litoral sul capixaba, a cerca de 90 quilômetros de Vitória. A mudança está relacionada à atuação da editora em cidades do interior.
Em 2024, a Caravana Combiousa – Expedição Monte Aghá promoveu oficinas, festas literárias e outras ações culturais em Piúma e Anchieta. Como resultado das atividades, foi publicada a Antologia Combiousa, reunindo textos de autores locais.
A editora também lançou dois novos livros com temática local: Eu ouvi das conchas da praia, da escritora Fabiani Taylor, e Piúma – Mais de 2 mil anos de História, do professor e historiador Leonardo Nascimento Bourguignon.
Nos próximos meses, a Cousa prevê a realização do projeto “Combiousa nas Escolas – Edição Sul” e uma série de sessões do Cineclube Itinerante em postos de combustíveis. A intenção é também estabelecer, futuramente, um espaço cultural fixo em Piúma.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.