Atualizado em 01/04/2025 – 11:38
Oitenta e dois cães, vivendo em situação precária, foram resgatados de um canil clandestino nesta segunda-feira (31), pela Polícia Civil em Cariacica, na Grande Vitória. Duas pessoas foram detidas e autuados pelo crime de maus-tratos, com pena de dois a cinco anos. Os animais foram levados para uma Organização Não Governamental (ONG), onde receberão cuidados e serão disponibilizados para adoção.
O delegado Leandro Piquet, adjunto da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), explicou que uma denúncia anônima sobre a situação foi feita no final de semana.
“Logo que recebemos a denúncia, entramos em contato com a Prefeitura Municipal de Cariacica, que logo nos ajudou a montar essa operação, e também com a ONG Amiga dos Pets, que ajudou o recolhimento. Chegamos lá e encontramos os cachorros vivendo em gaiolas, em ambiente inadequado”, descreveu.
Ainda de acordo com o delegado, os responsáveis pelo canil colocavam algumas fêmeas, chamadas de matrizes, para procriar muitas vezes, o que também configura maus-tratos.
“Encontramos materiais cirúrgicos, o que indica que cesarianas eram feitas no local sem as condições devidas. Encontramos também rações vencidas, medicamentos vencidos”, detalhou.
Conforme apontado pelas investigações, os animais que nasciam no canil eram comercializados. O valor de cada cão variava entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil.
O canil foi interditado pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Cariacica.
Detidos
O delegado explicou que os responsáveis pelo canil estavam no local no momento da operação e foram detidos. Trata-se de mãe e filho, de 82 e 57, respectivamente.
Eles foram conduzidos para a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente para prestar depoimento e serão autuados pelo crime de maus-tratos, com pena de dois a cinco anos.
Animais
Os animais foram levados para a ONG Amiga dos Pets, em Vila Velha. De acordo com informações divulgadas pelos responsáveis, dois deles, que estavam mais debilitados, precisaram ser levados para uma clínica veterinária e, assim que tiverem alta, outros dois serão levados.
Nas redes sociais, a ONG está fazendo uma campanha para arrecadar doações para os cuidados com os animais, que incluem compra de rações, medicamentos, produtos de limpeza e higiene, além dos custos de saúde. Faça sua doação.
Posteriormente, os animais serão disponibilizados para adoção responsável.


Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.