Atualizado em 27/02/2025 – 12:06
O fotógrafo Sebastião Salgado, de 81 anos, divulgou um vídeo, nesta quinta-feira (27), agradecendo a homenagem da escola de samba Independentes de Boa Vista, campeã do Carnaval de Vitória 2025, anunciada nesta quarta-feira (26). Na gravação, ele enfatizou todo o respeito ao Movimento Sem Terra (MST), que foi representado em uma das alas do desfile por ter ligação com a história do homenageado. A ala foi motivo de polêmica após pronunciamento do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio.
No amanhecer de domingo (23), a agremiação, que foi a penúltima a desfilar, levou para o Sambão do Povo um espetáculo com o enredo “Os olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”, que homenageou o renomado fotógrafo brasileiro, que é nascido em Minas Gerais, mas tem uma forte história com o Espírito Santo, onde já morou.
A agremiação optou por contar a história de Sebastião Salgado e também mostrar o foco de seu trabalho fotográfico: as questões sociais que assolam o povo brasileiro. Com alegorias e alas que misturavam o tradicional preto e branco das fotografias de Salgado com as cores da escola, a Boa Vista mostrou luta do Movimento Sem Terra (MST), o Sistema Único de Saúde (SUS), a natureza, o trabalho no campo e povos indígena do país.
“Fiquei felicíssimo com a participação de uma ala, uma pequena ala do Movimento Sem Terra, porque eu respeito profundamente o movimento. O MST é uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina, talvez a maior nos últimos cem anos. E conseguiu alocar centenas de milhares, se não milhões de famílias, tendo uma terra pra trabalhar, vivendo de uma forma digna, e criando propriedades rurais ecológicas, produzindo produtos sem venenos, produtos puros, e plantando árvores”, defendeu.
Ele também expressou a gratidão de ter sido homenageado pela escola e ainda sobre a vitória da agremiação.
“Olha, agradeço demais a todos os membros da Boa Vista pelo bom gosto, pela simplicidade e pela maneira fenomenal de chegar ao povo. Muito obrigado.”

Confira o pronunciamento na íntegra:
Prezadas amigas e amigos, eu sou o fotógrafo Sebastião Salgado. Eu venho agradecer a uma homenagem maravilhosa que eu recebi da escola de samba Boa Vista, em Cariacica, no Carnaval de Vitória, no Espírito Santo. Foi uma homenagem sublime, pura, homenagem ligada ao povo do Espírito Santo, com samba maravilhoso, lindo santo. Agradeço muito. Fiquei felicíssimo com a participação de uma ala, uma pequena ala do movimento sem terra, porque eu respeito profundamente o movimento Sem Terra.
O movimento Sem Terra, é uma das maiores organizações sociais de toda a América Latina, talvez a maior nos últimos cem anos. E conseguiu alocar centenas de milhares, se não milhões de famílias, tendo uma terra pra trabalhar, vivendo de uma forma digna, e criando propriedades rurais ecológicas, produzindo produtos sem venenos, produtos puros, e plantando árvores. Talvez, o movimento sem terra, seja o maior plantador de árvores do Brasil. Então fiquei felicíssimo. E mais feliz ainda que nós ganhamos o carnaval.
Olha, agradeço demais. A todos os membros da Boa Vista, pelo bom gosto, pela simplicidade e pela maneira fenomenal. De chegar ao povo. Muito obrigado.
Polêmica
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, informou através de nota divulgada na manhã desta quarta-feira (26), que a escola de samba Independentes de Boa Vista não receberá mais qualquer repasse financeiro por parte da Prefeitura. A declaração foi motivada por uma ala apresentada no desfile da agremiação de Itaquari, que trazia referências ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o MST, nas fantasias.

Em nota, Euclério Sampaio, declarou que “não compactua com homenagens a movimentos criminosos, que espalham o terror e a tristeza no campo”. Além disso, chamou a atitude da escola de “erro inadmissível” e disse que as atitudes cabíveis serão tomadas.
Em resposta, a Agremiação de Cariacica divulgou uma nota em que informa que o desfile de 2025 teve como tema a vida e obra de Sebastião Salgado, e destaca a relação do fotógrafo com o MST:
“[É] Importante ressaltar que Sebastião Salgado passou três anos de sua vida com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizando o trabalho fotográfico retratado em sua obra, que aborda com sensibilidade a luta e os desafios dos trabalhadores rurais brasileiros.”
A escola informou, ainda, que a ala em questão, intitulada “Terra”, fazia referência a um dos livros mais emblemáticos do fotógrafo, que tem como foco os trabalhadores rurais, e acrescenta: “A representação apresentada no desfile visou unicamente destacar esse aspecto importante da obra do fotógrafo, evidenciando a realidade de milhares de brasileiros e promovendo uma reflexão sobre o tema, sem qualquer conotação partidária ou política”.
Após o anúncio da vitória da Boa Vista, o presidente da agremiação, Emerson Xumbrega, disse apenas que já conversou com o prefeito Euclério Sampaio e que “está tudo certo”.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.