Atualizado em 26/02/2025 – 12:02
Cerca de 4,6 mil litros de azeite suspeitos de adulteração foram apreendidos nesta semana em Vitória, Viana e Linhares, durante operação da Polícia Civil e do Ministério da Agricultura e Pecuária. Diversos estabelecimentos foram percorridos nestes municípios durante a ação.
De acordo com a polícia, o Ministério da Agricultura e Pecuária Mapa emitiu laudos atestando que os produtos apreendidos eram óleo e não poderiam ser consumido em natura.
A marca investigada tem sede em São Paulo e não é a primeira vez que é descoberta praticando esse tipo de crime. A polícia explicou que o azeite apreendido no Espírito Santo estava rotulada como Villa Glória, mas a empresa seria a mesma responsável pelo azeite Anna, que também teve lotes apreendidos com suspeita de falsificação, em novembro do ano passado.
Consumidores que compraram azeite da marca Villa Glória devem procurar os estabelecimentos onde fizeram a compra devido à suspeita de fraude.
A empresa alvo da investigação pode responder por crimes contra o consumidor e associação criminosa, por já ter cometido a fraude anteriormente. Agora, o caso será encaminhado à Justiça.
O VIXFeed não conseguiu contato com a empresa responsável pela marca de azeite.

Ação nacional
O Ministério da Agricultura e Pecuária realizou uma ação nacional nesta semana que terminou com quase 31 mil litros do produto suspeito recolhidos em todo o país. Nesta, duas marcas de azeite de oliva foram desclassificadas por fraude: Doma e Azapa.
As ações de fiscalização foram conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV), e as amostras dos produtos foram analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos foram considerados desclassificados e impróprios para consumo.
As análises realizadas pelo LFDA confirmaram a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos, em desacordo com os requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que regulamenta os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva. A comercialização desses produtos configura uma infração, e os estabelecimentos que mantiverem tais itens à venda poderão ser responsabilizados.
O Mapa reforça que os consumidores que adquiriram essas marcas devem buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, e que denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra.
Em nota, a Domazzi Importadora, responsável pela marca Doma, afirma que foi surpreendida com o resultado das análises realizadas. “A Domazzi esclarece que não realiza qualquer tipo de manipulação ou alteração nos produtos que importa. Assim que tomou conhecimento do caso, a empresa determinou imediatamente a retirada do produto das gôndolas e iniciou um processo de apuração junto ao fabricante chileno para esclarecer a situação e tomar as medidas cabíveis”, diz.
A Master ATS Supermercados, responsável pela Azapa, afirma que não é realizado qualquer tipo de manipulação ou alteração nos produtos importados e que, quando tomou conhecimento da irregularidade em questão, determinou a imediata retirada do produto de todos os pontos de venda do grupo.
O fabricante e exportador chileno, Santiago Foods, já foi notificado para fornecer os esclarecimentos cabíveis. “A empresa Master ATS Supermercados LTDA. reitera o seu compromisso com a qualidade e segurança de todos os produtos ofertados em seus pontos de venda, bem como em manter sempre os mais altos padrões de qualidade, integridade dos produtos, transparência e respeitos com seus clientes”, diz em nota.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.