Atualizado em 17/02/2025 – 18:21
Foram iniciados, nesta segunda-feira (17), os trabalhos do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com o foco em combater o avanço das arboviroses no Espírito Santo. No momento, a principal atuação da equipe será contra o vetor da dengue, o Aedes aegypti. Os números da dengue no país já são motivo de alerta e no estado não está diferente: de 29 de dezembro do ano passado até o dia 02 de fevereiro de 2025, já foram confirmados 4.881 casos no Espírito Santo.
Em vídeo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta manhã, o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann, destacou o começo da atuação do CICC e ressaltou o trabalho de combate a dengue:
“Neste momento, as equipes técnicas estão reunidas, trabalhando no conjunto de estratégias que nós já estamos utilizando, que vamos utilizar e que vamos intensificar no combate, principalmente, ao vetor que é o mosquito Aedes. Nós temos muita preocupação com o aumento dos casos de dengue nos municípios”, ressaltou.
O secretário informou ainda que o trabalho do centro de controle se estenderá pelo tempo que se considerar necessário acompanhar mais de perto a situação das arboviroses no estado. Além disso, será apresentado, em coletiva de imprensa na próxima semana, um mapa dos municípios com os quais existe mais preocupação e as estratégias que serão utilizadas no combate aos vetores.
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Sesa, no dia 13 de fevereiro, foram confirmados 4.881 casos de dengue no período de 29 de dezembro de 2024 a 02 de fevereiro de 2025, com incidência de 524,11 casos por 100 mil habitantes. No total, foram notificados 20.093 casos prováveis da doença.
Durante as quatro semanas analisadas no boletim, os municípios que tiveram maior incidência de casos foram Itarana, Muniz Freire, Afonso Cláudio, São Roque Do Canaã e Apiacá.
O CICC
O Centro Integrado de Comando e Controle, que havia sido anunciado pela Secretaria de Saúde na última semana, tem como objetivo coordenar, de forma integrada entre a Sesa e as demais instituições participantes, as ações de monitoramento, análise epidemiológica e combate às arboviroses no Espírito Santo.
Coordenado pela Sesa, o CICC conta com a participação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo; Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Espírito Santo; Conselho Estadual de Saúde (CES) e Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (COSEMS/ES).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.