Atualizado em 06/02/2025 – 18:20
O Espírito Santo irá receber um novo investimento bilionário na área da siderurgia. A AcerlorMittal, maior produtora de aço no Brasil e líder global, vai aplicar o valor de R$ 3,8 bilhões a R$ 4 bilhões na construção de um Laminador de Tiras a Frio (LTF) e uma linha de Revestimento Contínuo, no Complexo de Tubarão, na Serra. Isso permitirá que a unidade expanda sua cadeia de produção e ofereça produtos com maior valor agregado.
O investimento foi anunciado nesta quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, no Palácio Anchieta, em Vitória. A previsão é que 2.500 vagas de emprego sejam geradas durante as obras. Assim que entrar em operação, outros 450 profissionais atuarão no local.

O aço laminado a frio é um produto de alto valor agregado, que tem como principais compradores a indústria automotiva, a de eletrodomésticos e, mais recentemente, a de geração de energia solar, como explica o presidente da siderúrgica, Jorge Oliveira.
“O projeto da Unidade de Tubarão é mais do que um investimento, é um marco que reforça nosso compromisso com o futuro e com o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil. Ele fortalecerá nossa presença em mercados de alto valor, como os setores automotivo, de eletrodomésticos e construção civil, ao mesmo tempo que aproxima nossa produção das demandas do consumidor final”, afirmou Jorge Oliveira, CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina.
A previsão é que as etapas de engenharia e contratação ocorram no primeiro semestre de 2026, e a operação no primeiro semestre de 2029.
Entenda
A laminação quente, matéria-prima para o laminador frio, é produzida desde início dos anos 2000 em Vitória pela companhia. O que torna o Espírito Santo o local ideal para o investimento.
“Esse é um dos maiores investimentos da história do setor privado no Espírito Santo. Ele é importante porque promove a verticalização da economia capixaba, gerando uma cadeia de outros investimentos”, comentou o governador do Espírito Santo, durante coletiva de imprensa realizada de forma híbrida. Casagrande está em missão oficial em Brasília (DF).
Com foco na produção de aço de alta qualidade, o Laminador de Tiras a Frio será responsável por produzir produtos laminados a frio a partir das bobinas a quente já produzidas em Tubarão. Elas vão abastecer o mercado e a linha de Revestimento Contínuo. Esta linha vai aplicar um revestimento metálico, garantindo maior resistência à corrosão e acabamento diferenciado.
A iniciativa posiciona o Espírito Santo como um polo estratégico de inovação e desenvolvimento para a indústria do aço nacional.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é outro pilar central do projeto, que incluirá sistemas modernos de controles ambientais, alinhados às melhores práticas ambientais globais.
“Estamos investindo em um futuro sustentável, no qual o desenvolvimento industrial e a proteção ambiental caminham juntos. Esse é um valor inegociável para a ArcelorMittal e para nossa comunidade. O novo investimento não contribuirá com o incremento de emissões atmosféricas ou do consumo de água do Rio Santa Maria da Vitória,” complementou o CEO da ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.