Atualizado em 03/02/2025 – 12:34
Um homem foi preso sob a suspeita de ter matado seu próprio filho de seis anos, no bairro Residencial Jabaeté, em Vila Velha, no Espírito Santo. A detenção ocorreu no último sábado (1), mas as informações foram divulgadas pela polícia nesta segunda-feira (3). De acordo com as investigações, o crime teria sido motivado pela não aceitação pelo pai do fim do relacionamento com a mãe da criança.
De acordo com a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a primeira ocorrência apontava para um possível envenenamento de Bernardo Souza Nascimento, que foi encontrada morta no dia 30 de janeiro. Peritos foram ao local e coletaram objetos para análise.
A equipe de investigação desconfiou do pai depois de descobrir que ele havia fugido em uma motocicleta. A placa do veículo foi identificada pelo cerco eletrônico, passando pelas cidades de Vitória e Serra, o que levantou a suspeita de que ele poderia estar tentando deixar a região. Após buscas, ele foi encontrado no bairro Residencial Jabaeté, em Vila Velha, e foi preso em flagrante.
Na delegacia, o homem confessou o crime e afirmou estar em depressão devido ao fim do relacionamento. Segundo o depoimento dele, ele pegou o filho para um passeio na praia no dia do ocorrido. No retorno para casa, Bernardo teria mencionado que a mãe pretendia se mudar com os três filhos. O relato teria motivado o pai a cometer o crime.
De acordo com a versão do suspeito, ele deu um sedativo misturado ao achocolatado da criança e, depois que Bernardo adormeceu, o matou por esganadura.
O delegado Adriano Fernandes, adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e responsável pelo caso, comentou sobre a prisão do suspeito:
“Ele confessou o crime. O crime, praticado lá no bairro Jabaeté foi bastante revoltante, praticado pelo pai, que tem o dever legal de cuidar e proteger o filho, e ele terminou matando o próprio filho para se vingar por não aceitar o fim do relacionamento com sua ex-esposa. A gente recebeu essa ocorrência no dia 30, à noite, do suposto envenenamento, e desde então passamos a fazer diligências ininterruptas para tentar localizá-lo.”
O exame cadavérico realizado no dia 31 de janeiro não apontou sinais externos de agressão ou marcas de asfixia, mas revelou grande quantidade de líquido nos pulmões, derrame na cavidade torácica e pequenas hemorragias internas, indícios de hipóxia (falta de oxigenação). A presença de espuma na boca da vítima levantou a hipótese de envenenamento, que ainda aguarda confirmação com exames toxicológicos.
Histórico
A investigação também revelou um histórico de violência psicológica e ameaças contra a ex-companheira do suspeito. Foram registrados três boletins de ocorrência, sendo o mais recente em dezembro de 2024, quando a vítima solicitou medida protetiva após ameaças contra ela e os filhos. Segundo relatos, ele já havia perseguido a ex-companheira e invadido espaços frequentados por ela, como igreja e local de trabalho.
A investigação segue em andamento, aguardando os laudos toxicológicos para confirmação da causa da morte. O homem permanece detido e é investigado pelo crime de homicídio qualificado.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.