Atualizado em 21/01/2025 – 15:21
O ex-secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital em Brasília (DF). Ele deu entrada no último domingo (19), com quadro de pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar (TEP). Após passar por procedimento cirúrgico, Nésio se encontra em estado estável.
O ex-secretário, que também é médico, conversou com o VIXFeed e acredita que deve receber alta até a próxima semana.
“Hoje estou estável, com melhoras dos sintomas respiratórios. Iniciei a transição de alimentos para ver se tolero alimentos com a redução da inflamação da pancreatite. Acho que fico na UTI até amanhã ou quinta. Depois devo ter ainda mais uns dois ou três dias de enfermaria”, contou Nésio Fernandes.
Infecção nos ossos mastoides
O ex-secretário de Estado Saúde também contou ao VIXFeed que havia sido internando dias antes, devido a outro procedimento cirúrgico. Ele passou por uma cirurgia para cuidar de uma infecção nos ossos mastoides, que ficam atrás das orelhas, e uma pansinusite — uma forma mais grave de sinusite, com inflamação de todas as cavidades nasais localizadas na face.
Cerca de 24h após a alta do procedimento, que levou a uma internação de 10 dias, Nésio voltou ao hospital com novas complicações.
A pancreatite aguda é uma inflamação do pâncreas, que tem como principal sintoma a dor abdominal intensa, localizada na parte superior do abdômen e que pode irradiar para as costas. Além disso também pode dar náuseas e vômitos, bem como inchaço e sensibilidade abdominal, entre outros.
Já o tromboembolismo pulmonar é uma doença grave que ocorre quando um coágulo de sangue se desloca para os pulmões e bloqueia as artérias pulmonares.
Vida profissional na esfera pública
Nésio Fernandes atuou como secretário de Estado da Saúde durante o segundo mandato de Renato Casagrande (PSB), de 2019 a 2022, período marcado pela pandemia de Covid-19.
Posteriormente, assumiu o cargo de secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), função da qual foi exonerado em fevereiro de 2024.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.