Atualizado em 23/01/2025 – 13:39
A cidade de Viana, na Grande Vitória, tem se consolidado como Polo Cervejeiro no Espírito Santo, sendo o primeiro público do país. Com a inauguração do 5º campo de lúpulo em produção na última semana, o município segue se desenvolvendo para criar um turismo de experiência único na cidade.
Com este novo campo, o município passa a contar com a capacidade de produção de mais de 1.500 quilos de lúpulo, impulsionando a cidade enquanto a capital estadual do insumo para produção de cerveja.
O secretário executivo do Polo Cervejeiro, Francisco Sizino, explicou que Viana tem, ao todo, sete campos de lúpulo, mas que destes, cinco estão em produção.
“Estamos fomentando entre os produtores o desenvolvimento dessa nova cultura e vamos além com a aquisição de máquinas de beneficiamento para o lúpulo, como um peletizador e um secador. Com isso, o insumo produzido em Viana terá ainda mais valor agregado e acesso ao mercado cervejeiro”, disse Sizino.
Rota do Polo Cervejeiro de Viana
Em dezembro de 2024, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei que cria a Rota do Polo Cervejeiro de Viana, no Espírito Santo. A iniciativa representa um marco para o desenvolvimento do setor de cervejas artesanais e promete colocar a cidade de Viana como referência nacional e internacional, trazendo benefícios para a economia e o turismo local.
A região que contempla a rota segue das imediações do Parque de Exposições de Viana até a divisa da cidade com Guarapari, margeando sempre a estrada de Baia Nova e algumas vicinais, com uma área de aproximadamente 28,7 km.
Entre as atividades que que os turistas poderão encontrar na Rota estão experiências sensoriais com o lúpulo, degustações de cervejas artesanais e atividades de turismo de aventura. O percurso será complementado por práticas de balonismo e canoagem, aproveitando o curso do Rio Jucu, além de novas instalações como pousadas e pesque-pagues, que fortalecerão a economia local e atrairão visitantes de diversas regiões.
O Polo Cervejeiro Público de Viana, lançado em 5 de agosto de 2022, Dia Internacional da Cerveja, é um projeto estruturado para impulsionar o turismo em Viana. Trabalhado e estudado no campo experimental da Prefeitura, o lúpulo se transformou de investimento promissor à realidade.
Os resultados dos estudos atraíram produtores rurais vianenses que aderiram ao cultivo da planta em suas propriedades rurais. Com organização e trabalho árduo, o lúpulo tem sido destaque na inovação de um novo modelo de negócio que tem como objetivo transformar a capital da logística em destaque no turismo de experiência.
Incentivos fiscais
Para incentivar, um pacote de medidas foi implementado com uma série de concessões e incentivos fiscais para atrair empresas do ramo e, consequentemente, gerar emprego, renda e oportunidade para os vianenses.
As empresas que se instalarem na cidade ficarão isentas do pagamento de uma série de contribuições municipais. Ao todo são onze impostos que não serão cobrados. São elas: COSIP, ISSQN, IPTU, ITBI, Taxa de Licenciamento Ambiental, Taxa de Localização e Funcionamento, Taxa de Vigilância Sanitária, Taxa de Aprovação de Projetos, Taxas de certidão detalhada, concessão de Habite-se e vistorias e taxa de concessão de Licença de Obras Edificações.
Em contrapartida, as empresas deverão contratar preferencialmente mão-de-obra local. Este é um dos termos que as empresas que se instalarem na área rural da cidade deverão seguir. O objetivo é, através da nova cultura, combater o desemprego, gerando novas oportunidades aos vianenses.
A mão-de-obra que será requisitada poderá ser formada e especializada no próprio município com a criação do Centro de Formação Profissional do Polo Cervejeiro Público de Viana.
A concessão terá 20 anos de duração e as empresas interessadas precisam estar cadastradas no MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.