O número de adolescentes grávidas em Vitória caiu de 562 casos em 2015 para 220 em 2024, uma redução de 60,82%. Os dados são do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc).
A gravidez na adolescência é considerada um problema de saúde pública devido a possíveis complicações para mães e bebês. Riscos incluem mortalidade materna, eclampsia e parto prematuro, enquanto os bebês têm maior probabilidade de nascerem com baixo peso e enfrentarem taxas mais altas de mortalidade infantil.
A gravidez precoce também está entre os principais fatores de abandono escolar entre adolescentes, dificultando o acesso a empregos qualificados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Related Posts
Os serviços de saúde do município de Vitória oferecem atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos, além de suporte psicológico. Entre as iniciativas, estão a distribuição gratuita de preservativos masculinos e femininos, métodos contraceptivos, orientação sobre saúde sexual e reprodutiva, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e o fornecimento da Caderneta de Saúde do Adolescente.
O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em parceria com instituições de ensino, aborda temas como sexualidade e prevenção da gravidez na adolescência. Estudos mostram que níveis mais altos de escolaridade estão relacionados a menores índices de gravidez precoce, e o PSE busca fortalecer a conscientização dos jovens dentro do ambiente escolar.
-
e-mail: [email protected]
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.