Atualizado em 09/01/2025 – 09:36
Quatro suspeitos de terem roubado cinco toneladas de pimenta foram presos pela Polícia Civil na noite desta terça-feira (7), em Pedro Canário, extremo Norte do Espírito Santo. O crime ocorreu no dia 2 de janeiro deste ano, em uma propriedade rural no município de Boa Esperança, também no Norte do Estado.
De acordo com a ocorrência, as equipes policiais foram informadas de que membros de uma organização criminosa, responsável por diversos roubos a propriedades rurais nos municípios de São Mateus, Pancas e Boa Esperança, estavam indo para o município de Teixeira de Freitas, na Bahia, com um veículo de cor prata.
O veículo fazia escolta de uma caminhonete de cor branca, com as mesmas características de um veículo roubado em Boa Esperança. A caminhonete era acompanhada de um veículo branco, também com características idênticas a uma que foi roubada na cidade de Pancas no dia 26 de dezembro do ano passado.
Após levantamentos, a equipe confirmou que a caminhonete e o carro de passeio branco foram deixados em Teixeira de Freitas, enquanto o veículo prata retornou ao Espírito Santo, sendo monitorado pelas equipes de inteligência das forças de segurança.
Em Pedro Canário, foi montado um cerco policial. O veículo foi avistado e, ao tentarem abordá-lo, o motorista fugiu. A perseguição continuou e o carro foi alcançado. Os ocupantes tentaram fugir para um matagal, mas foram presos.
Foram detidos dois homens de 25 anos e outros dois de 21 e 33 anos. Durante a busca no interior do veículo, foram encontrados diversos objetos, entre eles, uma bomba WAP amarela de lavar veículos, uma bomba caneta avaliada em, aproximadamente, R$ 1.200,00, um soprador marca Stihl, e duas maletas de ferramentas, além de diversos grãos de pimenta-do-reino espalhados no interior do veículo.
“As fotos desses objetos foram encaminhadas às vítimas do roubo ocorrido em Boa Esperança. As vítimas reconheceram o soprador marca Stihl e as maletas de ferramentas como itens subtraídos na data do roubo. Adicionalmente, em contato com as vítimas de roubos na cidade de Pancas, foram reconhecidos a bomba WAP amarela e a bomba caneta como itens roubados naquela cidade”, disse o titular da Delegacia de Polícia de Boa Esperança, delegado George Zan.
Posteriormente, foram realizadas diligências pelos talhões de eucaliptos nas proximidades da comunidade de Santa Maria, em São Mateus, onde foram localizados seis galões de herbicidas, duas caixas de cerveja, três pacotes de fungicida e, aproximadamente, três mil quilos de pimenta-do-reino, avaliados em cerca de R$ 93.000,00. Todo o material foi reconhecido pelas vítimas como roubado da fazenda no dia 2 de janeiro.
Além disso, em diligências realizadas na residência de um dos suspeitos, em Jaguaré, foram encontrados um revólver calibre .32 com seis munições intactas, uma cadeirinha para transportar criança em veículo, uma gaiola contendo um coleiro, entre outros materiais relacionados.
Os indivíduos foram levados para a Delegacia de Polícia (DP) de Boa Esperança, onde foram autuados em flagrante por roubo majorado pelo concurso de pessoas e por subtrair veículo automotor que venha a ser transportado para outro Estado, receptação e associação criminosa.
Após os procedimentos de praxe, os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional. A investigação segue em andamento, com o objetivo de localizar os demais envolvidos no crime e recuperar os demais objetos subtraídos.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.