Atualizado em 06/01/2025 – 15:33
Um motociclista de 27 anos foi detido após furar uma blitz da Guarda Civil Municipal de Vitória, no Centro da cidade. O condutor, que tinha uma mulher na garupa, percorreu seis quilômetros até ser alcançado no Bairro Praia de Santa Helena, próximo ao acesso à Terceira Ponte. Ele também recebeu 14 autos de infrações de trânsito. O caso aconteceu na última semana.
De acordo com a Guarda, a situação começou na Avenida Jerônimo Monteiro, na altura do Palácio Anchieta, no Centro. No local, a equipe do Grupo Tático Operacional (GTO) realizava uma blitz da Operação Verão-Vix.
“A equipe deu ordem de parada, porém, o condutor ao invés de reduzir a velocidade, acelerou a moto e se evadiu cometendo diversas irregularidades no trânsito. Dois motociclistas do GTO, imediatamente, deram início ao acompanhamento até a Praça do Cauê, onde o motociclista acabou caindo”, detalhou o coordenador do GTO, Charles De Marchi.
Depois de recusar inúmeras ordens de parada, avançar semáforos fechados e fazer manobras arriscadas, o motociclista caiu ao tentar realizar uma curva na Praça do Cauê, na Praia de Santa Helena.
“Foi acionado apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que prestou auxílio aos acidentados. Os dois ocupantes da motocicleta tiveram escoriações pelo corpo, mas nenhum deles demandou a remoção para uma unidade hospitalar. Os envolvidos foram identificados e a carona da moto liberada. Já o condutor foi autuado em razão das infrações e levado para a delegacia”, completou o coordenador.
Multas
A motocicleta foi removida a um pátio autorizado pois possuía R$ 8mil em débitos de licenciamentos vencidos. Os guardas realizaram 14 autos de infrações:
- 6 por avançar sinal vermelho;
- 2 por andar na contramão da via;
- 1 desobedecer ordem de parada em blitz;
- 1 por dirigir ameaçando a segurança de outros veículos;
- 1 por dirigir ameaçando a segurança de pedestres;
- 1 por conduzir veículo com sistema de iluminação com defeito;
- 1 por conduzir veículo com sistema de iluminação alterado;
- 1 por circular com documentação irregular.
Operação Verão-VIX
Na estação mais movimentada do ano, a Guarda Civil Municipal de Vitória está realizando a Operação Verão-Vix que consiste em um planejamento específico para promover a segurança dos moradores e turistas da Capital durante o verão de 2025.
A Operação Verão-Vix teve início em 26 de dezembro e vai até 05 de março (Quarta-feira de Cinzas). O planejamento conta com atuações em todo o território da Capital, apesar de maior atenção para as orlas com grande circulação de pessoas e veículos.
Dessa vez, o foco principal será a segurança no trânsito. Ao todo, serão 101 fiscalizações da Guarda Civil Municipal de Vitória distribuídas pela cidade ao longo da Operação Verão-Vix.
As blitze serão distribuídas de forma estratégica e não serão apenas nos finais de semana.
Paralelas às ações de fiscalizações, a Equipe da Guarda Cidadã, da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (Gfap) levará informações para o público em geral. “O objetivo é instruir e educar de forma acessível sobre as regras e boas práticas no trânsito. Dessa forma, pretendemos colaborar para menos acidentes e para a promoção da mobilidade segura”, pontuou Renata Zanotelli, gerente da Gfap.
Ao todo, serão 28 intervenções educativas junto à comunidade, um público que vai das crianças aos adultos, levando de forma lúdica e atrativa a educação para o trânsito.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.