Atualizado em 22/06/2026 – 17:29
Nesta terça-feira (23), a partir das 19h30, o Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, recebe a estreia oficial da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede, em sua formação instrumental completa. O concerto tem entrada gratuita e inclui também apresentações da Orquestra Escola Música na Rede e recepção musical do Quarteto de Fagotes. A entrada é gratuita.
O evento marca a consolidação do processo de ampliação do grupo, vinculado ao Programa Música na Rede, que inicialmente atuava no formato de Camerata Jovem, formada apenas por instrumentos de cordas. Com a incorporação de novos naipes — madeiras, metais e percussão —, a formação passa a ser estruturada como orquestra sinfônica.
Estrutura do concerto
O repertório internacional traz ícones da música de concerto, como o épico poema sinfônico Finlandia, Op. 26, do compositor Jean Sibelius e o apoteótico Aleluia, o mais famoso movimento do oratório O Messias, do compositor barroco G. F. Handel.
O concerto também revisita o classicismo vienense e o romantismo com trechos de duas das obras mais executadas no mundo: a Sinfonia nº 9, de Ludwig van Beethoven (famosa mundialmente pelo tema “Ode à Alegria”), e a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák. O público também poderá apreciar o Concerto para Viola em Sol Maior, de Georg Philipp Telemann.
A segunda parte da apresentação destaca a riqueza da música nacional. A orquestra executará O Trenzinho do Caipira, famosa tocata que integra as Bachianas Brasileiras n.º 2 de Heitor Villa-Lobos.
Completando o espetáculo com vibração e ritmo, a orquestra traz arranjos do pernambucano Maestro Duda (José Ursicino da Silva).
Serviço
Estreia Oficial da Orquestra Sinfônica Jovem Música na Rede
Data: 23/06 (Terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Theatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira, Centro, Vitória/ES)
Entrada: Gratuita, iniciada uma hora antes da apresentação.
-
e-mail: redacao@vixfeed.com

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.







