Atualizado em 17/12/2024 – 17:19
Crianças e jovens de comunidades tradicionais vão abrilhantar ainda mais os festejos de São Benedito, em Serra Sede, neste sábado (21). Trata-se do desfile das bandas de Congo Mirim nas principais ruas do Centro do município.
A concentração dos grupos será às 18h na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Serra Sede, localizada na Avenida Getúlio Vargas.
Estarão presentes os grupos: Banda de Congo Mirim de São Benedito de Santiago, Banda de Congo Mirim São Benedito Santo Antônio de Pádua de São Domingos, Banda de Congo Mirim São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga, Banda de Congo Mirim São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, Banda de Congo Mirim Konshacinha da Serra Sede, Banda de Congo Mirim Santo Antônio de Pádua de Bicanga, Banda de Congo Mirim São Pedro de Jacaraípe e Banda de Congo Mirim de Timbuí.
O desfile tem o objetivo de fortalecer a cultura do congo na Serra e possibilitar um dia festivo para os jovens congueiros. O desfile faz parte dos festejos de São Benedito 2024 no município.
“É um momento único, em que as crianças e jovens se encontram e se sentem inseridos nos festejos. Momento no qual vão demonstrar suas habilidades e ensinamentos, que aprenderam com seus pais, avós e parentes, mestres e rainhas. Uma forma de incentivar as crianças e os jovens a darem continuidade à preservação da cultura congueira serrana”, destacou a festeira de São Benedito, Terezinha Pimentel.
A Festa de São Benedito 2024 continua nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, na Serra Sede, com a tradicional puxada do navio e fincada do mastro, em frente à igreja matriz Nossa Senhora da Conceição. O ciclo folclórico na Serra Sede se encerra no domingo de Páscoa, com a tradicional Derrubada do Mastro de São Benedito, em frente à igreja matriz.
História
O projeto Congo Mirim foi iniciado nos anos 1980 nas comunidades de Nova Almeida e Serra Sede. Nos anos 2000, o congo mirim foi inserido ao Ciclo Folclórico Religioso da Serra Sede, que foi quando surgiu o Desfile das Bandas de Congo Mirins. O evento acontece sempre no mês de dezembro, após a Cortada do Mastro. O Desfile foi criado para fortalecer a cultura do congo na Serra e possibilitar um dia específico festivo para os jovens congueiros. O município da Serra conta com nove Bandas de Congo Mirins, inseridas nas comunidades tradicionais.
Realização
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Prefeitura da Serra, Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Ministério da Cultura – Governo Federal e tem patrocínio do Banestes.
O evento conta com recursos das leis de incentivo à cultura: Lei Rouanet, Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e Lei Paulo Gustavo (LPG).
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.