Atualizado em 18/02/2026 – 14:29
O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) lançou um edital de chamamento público para um concurso de pinturas para integrar a exposição “Olhares Indígenas”, na Casa da Memória, em Vila Velha. A iniciativa propõe uma releitura da história da colonização da Capitania do Espírito Santo a partir da perspectiva dos povos originários e também dos negros escravizados, protagonistas fundamentais na formação cultural do Estado.
Interessados têm até o dia 3 de março para realizar sua inscrição de forma 0n-line. A exposição tem abertura prevista para maio de 2026, durante as comemorações dos 491 anos de Vila Velha.
Sob a presidência do historiador Luiz Paulo Rangel, o IHGVV elegeu 2026 como um marco para revisar a narrativa histórica tradicional, fortemente marcada pelo ponto de vista europeu. A proposta do edital é convidar artistas a expressarem, por meio da pintura, a visão e os sentimentos dos povos indígenas que habitavam a região da Prainha de Vila Velha no momento da chegada dos portugueses, e dos negros que foram trazidos escravizados ao Espírito Santo.
Além das obras selecionadas no concurso, a exposição contará com uma releitura do painel “A Chegada”, do artista capixaba Rodolpho Valdetaro, atualmente em exibição no museu Casa da Memória. A obra será reinterpretada sob o ponto de vista dos povos originários, ampliando o debate sobre memória, identidade e pertencimento.
O IHGVV tem conduzido pesquisas em conjunto com um importante grupo de pesquisadores indianistas, em sua maioria com ancestralidade indígena, e além de manter diálogo direto com grupos indígenas do município de Aracruz. Os estudos integram um processo de reescrita e aprofundamento da história capixaba, valorizando narrativas historicamente silenciadas.
Serviço:
Concurso exposição “Olhares Indígenas”
Edital e inscrições: https://linktr.ee/ihgvvcasadamemoria

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.






