Atualizado em 10/02/2026 – 08:35
O Carnaval de Vitória 2026 avança para uma de suas etapas mais aguardadas nesta quarta-feira (11), com a apuração das notas do Grupo Especial, marcada para as 17h30, no Sambão do Povo, na capital. A leitura dos envelopes será aberta ao público e conduzida pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Espírito Santo (LIESGE), responsável pelo julgamento conforme o regulamento oficial da competição. O momento é aberto ao público, que poderá acompanhar de forma gratuita nas arquibancadas.
As escolas disputam pontos nos seguintes quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira.
Ao todo, 27 jurados avaliaram os desfiles, divididos entre nove quesitos. Cada quesito conta com três avaliadores, que atribuem notas entre 9 e 10, com possibilidade de décimos. Para o cálculo final, a menor nota é descartada, e as duas maiores são somadas.
Sempre que uma escola recebe nota inferior a 10, o jurado é obrigado a registrar justificativa por escrito. Caso haja qualquer tipo de rasura nos envelopes, a Comissão de Apuração analisa o caso e decide sobre a validade da pontuação, com base nas observações registradas.
Antes do início da leitura das notas, também são divulgadas eventuais penalidades, que podem estar relacionadas a falhas no cumprimento de exigências regulamentares, tempo de desfile ou problemas nas etapas de armação, concentração e dispersão.
Se houver empate na classificação final, o regulamento prevê a aplicação de quesitos de desempate, previamente sorteados e considerados em ordem até que haja definição. Caso a igualdade persista, vence a escola com maior número de notas 10. Se ainda assim não houver vencedor, o resultado será definido por sorteio.
Além do título, a apuração define o futuro das escolas no carnaval capixaba. As agremiações que ficarem entre o 1º e o 9º lugar garantem permanência no Grupo Especial em 2027. A campeã de 2026 poderá escolher a posição em que desfilará no próximo ano, enquanto a última colocada será rebaixada para o Grupo de Acesso. Já a vencedora do Grupo de Acesso em 2026 assegura vaga na elite do carnaval em 2027.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




