Atualizado em 18/02/2026 – 15:02
Uma websérie que coloca em evidência o protagonismo da juventude negra no enfrentamento ao racismo estrutural e na defesa da equidade de direitos foi lançada pelo Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes). Intitulada A Resistência da Juventude Negra, a produção reúne três episódios já disponíveis no YouTube e no Instagram da instituição, com relatos, análises e experiências que destacam a organização e a força política da juventude negra no Estado.
Com caráter documental, o último episódio foi lançado no dia 11 de fevereiro, abordando a valorização da cultura afro-brasileira e a importância da garantia de oportunidades iguais nos campos da educação, do mercado de trabalho e nos espaços de poder. A narrativa parte do registro da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, conectando passado e presente para evidenciar a juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro.
Um episódio bônus, com os bastidores das gravações revelam desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie, ainda será lançado neste mês.
“Busca entender o que motiva a juventude negra a se organizar e a resistir ao racismo estrutural, explorando a relevância da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra como uma plataforma de denúncia e luta pela vida, contra a violência que ainda assola suas comunidades”, destacou Filipe Lima, idealizador e diretora da websérie.
Segundo a presidente do Fejunes e produtora executiva, Emanuella Gonçalo, a websérie permite ao público acompanhar as edições da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra e do Festival Cultura Negra realizadas em 2025. Por meio de imagens, entrevistas e depoimentos, a produção transforma dor e opressão em força coletiva de resistência. “A partir dessas duas mobilizações, a série também revela os desafios enfrentados pelos jovens negros na luta contra o racismo, as barreiras sociais e as dificuldades impostas pelo sistema”, afirma.
Realizada há 18 anos pelo Fejunes, a Marcha acontece tradicionalmente em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, em Vitória. A mobilização denuncia a violência racial, a letalidade policial e os altos índices de homicídios de jovens negros e pobres. Dados do Atlas da Violência 2025 e de pesquisas da Fiocruz indicam que cerca de 77% das vítimas de homicídio no país são pessoas negras, majoritariamente jovens, homens e moradores de áreas periféricas.
Serviço:
Websérie “A Resistência da Juventude Negra”
Data: 11/02 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Instagram (@fejunes) e Youtube (@fejunesforum5094)
Sinopse: Uma conexão entre passado e presente, tendo a juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba.
Lançamento de episódio bônus de “A Resistência da Juventude Negra”
Data: 18/02 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: Instagram (@fejunes) e Youtube (@fejunesforum5094)
Sinopse: Bastidores das gravações revelam desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.






