Atualizado em 02/02/2026 – 08:15
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) recebe, na próxima sexta-feira (6), às 18h, o lançamento do livro “As Cores do Prisma: crítica e contracultura em Amylton de Almeida”, que retrata a obra e a vida do jornalista Amylton de Almeida (1946–1995) que marcou gerações no Estado. A obra é de autoria de Kelly Alves Andrade, doutoranda em História Social pela FFLCH/USP. A entrada é franca, e haverá distribuição gratuita de exemplares para os presentes.
Nascido em Afonso Cláudio, Amylton de Almeida foi jornalista, crítico de cinema, cineasta, videomaker, dramaturgo e romancista, com atuação marcante no cenário cultural capixaba entre as décadas de 1960 e 1980. Trabalhou por mais de 20 anos no Caderno Dois, do jornal A Gazeta, e assinou obras relevantes, como a direção do longa-metragem capixaba “O Amor Está no Ar” (1997), indicado ao prêmio de melhor filme no Festival de Gramado (RS) no mesmo ano.
A programação contará ainda com uma roda de conversa sobre “A modernidade urbana em Vitória/ES a partir do olhar literário de Amylton de Almeida e Carmélia Maria de Souza”, com a participação da doutora em Ciências Sociais pelo PGCS/UFES, Tamara Lopes Teixeira.
A obra foi contemplada pelo Edital Funcultura 11/2023 – Seleção de Projetos de Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Serviço
Lançamento do livro: As Cores do Prisma: crítica e contracultura em Amylton de Almeida
Data: 06/02 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Rua Sete de Setembro, 414, Centro, Vitória.
Entrada: gratuita
Distribuição gratuita de exemplares.

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.




