O Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, se prepara para concluir o ciclo 2025–2026 do seu Programa de Residências Artísticas com uma série de atividades gratuitas e abertas ao público. As ações acontecem aos domingos e incluem oficinas, conversas, visitas guiadas e ativações artísticas que aproximam arte contemporânea, meio ambiente e espiritualidade.
O artista Victor Gonçalves (Portugal/SP) participa dos encontros nos dias 1º e 8 de fevereiro. Já a artista capixaba Polliana Dalla integra a programação em março, com datas ainda a serem divulgadas.
Iniciado em agosto de 2025, o programa de residências reuniu artistas de diferentes regiões do país em um ambiente singular de criação, em meio à Mata Atlântica e à rotina de um mosteiro budista. Ao todo, foram realizadas sete residências artísticas, sendo seis individuais e uma coletiva, com permanências de até 20 dias.
Voltado a artistas de diferentes linguagens e trajetórias, o programa tem como diferencial a vivência em um mosteiro zen budista inserido na Mata Atlântica de Ibiraçu. Durante a estada, cada artista desenvolve um processo de investigação e criação autoral, tendo como fio condutor o tema “Sonhar Floresta”, que propõe a mata como lugar de sabedoria, diversidade e generosidade. A curadoria é assinada por Clara Sampaio.
Por meio de uma convocatória nacional, o programa de residências recebeu mais de 150 propostas vindas de 16 estados brasileiros. Além de Victor Gonçalves e Polliana Dalla, foram selecionados também os artistas Ambuá (MG), Ana Luzes (ES), Lucas Cardoso (AL) e Rick Rodrigues (ES). O projeto contou ainda com a participação dos artistas convidados Luciano Feijão (ES), Kika Carvalho (ES), Karola Braga (SP) e Sheyla Ayo (SP). O grupo participou de uma imersão coletiva entre os dias 3 e 14 de dezembro, no Mosteiro Zen, mediada pelas curadoras Clara Sampaio (ES) e Juliana Gontijo (RJ).
Ao longo do período de residências, além dos processos criativos desenvolvidos pelos artistas, o projeto promoveu atividades públicas regulares e ações educativas voltadas a grupos escolares e visitantes do mosteiro, incluindo conversas, ativações, visitas guiadas e apresentações performativas.
Para a curadora Clara Sampaio, o programa oferece um tempo expandido para reflexão e troca para o fazer artístico. “Essa é uma oportunidade especial. Acreditamos que o ambiente e a vivência da residência artística sejam facilitadores de encontros, permitindo um tempo e um espaço ampliados para o pensamento, a investigação, a partilha de conhecimento e a prática artística acontecerem. Apostamos na potência criativa disparada pela arte e pela cultura como vetores de reflexão sobre esses assuntos, capazes de imaginar e criar outras possibilidades para lidarmos com os desafios e as urgências contemporâneas”, afirma.
Ao reunir artistas contemporâneos em um espaço monástico, o projeto busca abrir possibilidades de diálogo entre mundos aparentemente distantes, mas profundamente complementares, estimulando práticas artísticas comprometidas com o meio ambiente, a coletividade e a espiritualidade.
Serviço:
Encontros com o artista Victor Gonçalves (Portugal/SP)
Datas: 1º e 8 de fevereiro.
Encontros com a artista Polliana Dalla
Datas a serem divulgadas.
Acompanhe a programação pelas redes sociais:
www.instagram.com/estacaocultural.mzmv
www.instagram.com/mosteirozen

Os principais eventos do ES toda semana no seu e-mail, totalmente grátis.





