Atualizado em 11/01/2026 – 07:41
Estão abertas as inscrições para uma formação voltada ao registro, à preservação e à valorização das histórias de vida ligadas à cultura capixaba. A iniciativa, parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Museu da Pessoa, integra o projeto “Diversidade Cultural Capixaba”. Interessados podem se inscrever até o próximo dia 21 de janeiro, através de um formulário disponibilizado on-line pelo projeto.
O projeto busca registrar narrativas de pessoas que integram diferentes manifestações artísticas e culturais capixabas, contribuindo para a valorização da diversidade cultural e da riqueza de saberes presentes no território do Espírito Santo. Confira o edital neste link.
Ao todo, serão selecionadas dez pessoas bolsistas residentes no Estado, que irão participar, entre os meses de fevereiro e junho de 2026, de uma formação híbrida com atividades on-line e encontros presenciais em Vitória. Cada participante receberá uma bolsa no valor total de R$ 10 mil, paga em parcelas de acordo com a participação e a realização das etapas previstas.
As atividades têm como base a Tecnologia Social da Memória, metodologia desenvolvida pelo Museu da Pessoa, referência nacional na preservação de histórias de vida como patrimônio cultural imaterial. Os bolsistas participarão de todas as etapas do projeto, como pesquisa, realização e registro de entrevistas, organização de acervo, produção de conteúdos e participação na criação de uma exposição física e virtual, catálogo e ação educativa.
Formação
A formação terá carga horária total de 60 horas e será dividida em três fases: Construir” (que acontece em fevereiro de 2026), “Organizar” (de março a junho de 2026) e “Socializar” (entre abril a julho de 2026). Para receber o certificado, será necessário cumprir pelo menos 75% de frequência e entregar todas as atividades dentro dos prazos.
Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, residentes no Espírito Santo, com disponibilidade de horário para participar das atividades e realizar viagens para registro das histórias de vida. Participantes que moram fora da Região Metropolitana terão apoio para deslocamento nos encontros presenciais. Também é preciso possuir conta bancária com chave Pix, acesso a computador e familiaridade com ferramentas de escritório.
As inscrições se encerram no dia 21 de janeiro e a análise das candidaturas ocorrerá entre os dias 22 e 23 de janeiro, seguida da divulgação do resultado preliminar em 24 de janeiro. O período de recursos será de 24 a 26 de janeiro, e o resultado final será divulgado em 27 de janeiro. A formação terá início a partir de 2 de fevereiro de 2026. Para mais informações, é necessário entrar em contato pelo e-mail atendimento@museudapessoa.org.
Serviço:
Projeto Diversidade Cultural Capixaba – Seleção de bolsistas
Inscrições: até 21 de janeiro, neste link.
Edital: disponível neste link.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





