O Mosteiro Zen Morro da Vargem, localizado em Ibiraçu, dá continuidade ao Programa de Residências Artísticas 2025/2026, com residência da artista visual multidisciplinar e educadora Sheyla Ayo, com início no dia 5 de janeiro de 2026. A artista desenvolve pesquisas que atravessam desenho, pintura, fotografia e performance, articulando ancestralidade, espiritualidade afro-brasileira, memória feminina e a relação com a natureza.
Sua prática artística afirma o corpo, os afetos e o território como espaços simbólicos de cura, presença e resistência, especialmente no contexto das trajetórias negras em diáspora. Sheyla é formada em Artes Visuais e tem pós-graduação em Arte, Educação e Sociedade. Aquém disso, é também Omo Ifá – Apetebi no Isese Ile Ifa, integrando saberes ancestrais e práticas espirituais ao seu trabalho. Já participou de importantes residências artísticas no Brasil, realizou ativações na Bienal de São Paulo e e integrou exposições em instituições como o Centro Cultural São Paulo, Sesc Pinheiros, Sesc Santana, Solar dos Abacaxis (RJ) e a mostra “Dos Brasis”, do Sesc.
Durante sua permanência no mosteiro, entre 5 e 25 de janeiro, ela desenvolverá um processo de criação imersivo e realizará oficinas e atividades públicas abertas ao público, sempre aos domingos.
Programa de Residências Artísticas
A residência de Sheyla Ayo integra o Programa de Residências Artísticas 2025/2026 do Mosteiro Zen Morro da Vargem, iniciativa que promove imersões criativas em meio à Mata Atlântica capixaba e reafirma a arte como prática de escuta, presença e cuidado. Realizado entre agosto de 2025 e março de 2026, o programa contempla sete residências artísticas — seis individuais e uma coletiva —, reunindo artistas de diferentes linguagens artísticas em um contexto singular de criação, marcado pela pela contemplação, convivência e pela atenção ao entorno natural.
Inserido em um mosteiro zen-budista da tradição Soto Zen, o programa incentiva cada artista a desenvolver uma investigação autoral com liberdade poética e acompanhamento da equipe do Mosteiro. Como contrapartida pública, os artistas residentes promovem oficinas, conversas, visitas guiadas, ativações e apresentações performativas, fortalecendo o vínculo com a comunidade local e com os visitantes.
O Programa de Residências Artísticas é realizado pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem em parceria com a Atmo Produções Culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), com patrocínio da EDP e curadoria de Clara Sampaio.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





