Atualizado em 13/12/2024 – 12:13
A noite desta sexta-feira (13) promete um espetáculo nos céus em todo o hemisfério Sul, com a última grande chuva de meteoros do ano: as Geminídeas. O fenômeno poderá ser observado até a madrugada de sábado (14), mas é importante ressaltar que a nebulosidade pode atrapalhar em algumas regiões.
Visibilidade no Brasil
No Brasil, as regiões mais ao Norte oferecerão a melhor visibilidade para observar a chuva de meteoros, especialmente durante as primeiras horas da madrugada. As Geminídeas ocorrem anualmente entre os dias 2 e 21 de dezembro e devem seu nome à constelação de Gêmeos, onde está localizado o radiante.
Detalhes do fenômeno
Em condições ideais, será possível observar até 150 meteoros por hora no pico. Apesar da proximidade da Lua cheia, que diminuirá a visibilidade, os meteoros mais brilhantes ainda serão visíveis, principalmente nas primeiras horas da madrugada. Não é necessário o uso de binóculos ou telescópios para apreciar o espetáculo.
Curiosidades sobre as Geminídeas
Diferentemente da maioria das chuvas de meteoros, que estão associadas a cometas, as Geminídeas têm como objeto parental o asteroide 3200 Phaethon. A atividade dessa chuva tem aumentado ano após ano, com a expectativa de atingir o auge por volta de 2050.
Para os entusiastas da astronomia, recomenda-se buscar locais com pouca poluição luminosa e direcionar o olhar para longe da Lua. É importante aguardar cerca de 20 minutos para que os olhos se adaptem à escuridão e estejam prontos para apreciar o espetáculo celeste.
Mais detalhes em: agenciabrasil.ebc.com.br
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.