Atualizado em 06/12/2025 – 07:44
Vitória está recebendo, nos últimos meses de 2025, uma série de intervenções artístico-urbanas que ocupam muros de escolas, praças e equipamentos culturais. O projeto “A Cara de Vitória”, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), propõe a criação de grandes painéis que destacam diferentes personagens da cidade por meio de grafite e pintura mural.
Desde o início do mês de novembro, até o final deste ano, oito intervenções estão sendo realizadas em bairros da capital. As obras reúnem 16 rostos que representam tanto personalidades locais quanto figuras capixabas reconhecidas no estado, no país e no exterior nas áreas das artes e dos esportes. O projeto busca estabelecer conexões entre moradores que fazem parte do cotidiano dos territórios e artistas ou atletas que ganharam projeção mais ampla.
De acordo com a Semc, a iniciativa pretende valorizar histórias e trajetórias que compõem a identidade cultural da cidade. As intervenções resultam de um processo que envolve pesquisa territorial, interlocução com comunidades e estudo visual por parte dos artistas responsáveis.
Veja os homenageados:
Adalberto Matos e Roberto Menescal
No bairro Comdusa, na EMEF José Lemos de Miranda, o artista Handerson Pereira da Silva, o Handerson Chic, homenageia um dos fundadores do bairro, Adalberto Matos, ao lado do músico capixaba Roberto Menescal, pioneiro da bossa nova, cuja sonoridade ultrapassou as fronteiras do Brasil e o fez ser reconhecido também em países como Estados Unidos e Japão.
Fernando Martins Ribeiro e Buru
Em Bento Ferreira, no muro do clube Álvares Cabral, Nico Duarte, retrata o guia turístico e profundo conhecedor do Morro de Jesus de Nazareth, Fernando Martins Ribeiro, junto do renomado ex-jogador brasileiro de futebol de areia, nascido em Vitória, eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA em 2007, Buru.
Kleber Simpatia e Edson “Papo Furado”
No Centro, na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), Starley Bonfim une o carisma de Kleber Simpatia, puxador de samba e figura importante das manifestações carnavalescas do bairro, à trajetória marcante do sambista Edson “Papo Furado”, um dos fundadores da Escola de Samba Unidos da Piedade em 1955. Inclusive, a Escola o homenageará no Sambão do Povo no Desfile de 2026.
D. Maria da Paixão e Esquiva Falcão
Em Gurigica o coletivo Cores que Acolhem espalha homenagens em três pontos do bairro iluminando a força de D. Maria da Paixão, parteira e liderança comunitária, ao lado do pugilista, medalhista olímpico Esquiva Falcão. O atleta tornou-se o primeiro boxeador brasileiro a conquistar a medalha de prata em uma olimpíada, nos Jogos de Londres em 2012.
Os trabalhos poderão ser conferidos na Praça Judith Coutinho e nos muros da EMEF Admardo Serafim de Oliveira e do CMEI Carlos Alberto Martinelli de Souza.
Sr. Antônio “dos Pães” e Anderson Varejão
Também em Bento Ferreira, na EMEF Aristóbulo Barbosa Leão, Alex Fagundes traz à tona a figura generosa do Sr. Antônio “dos Pães”, morador histórico do Jaburu, liderança importante e um dos fundadores do bairro, conhecido por comercializar pães e repartir histórias pela comunidade, pareando sua imagem com a do ícone do basquete brasileiro e figura de grande orgulho capixaba, Anderson Varejão. O atleta fez história ao disputar 13 temporadas da NBA pelo Cleveland Cavaliers, tendo sido o primeiro jogador a ter defendido os dois finalistas da NBA em um mesmo ano, 2016.
Dona Oneide e Maurício de Oliveira
Em São José, na EMEF Maria José Costa Moraes, Luiz Fillipe Siqueira retrata Dona Oneide, uma das fundadoras da escola que é lembrada com carinho por sua dedicação à comunidade, atuando na Pastoral da Criança, onde cuidou de crianças desnutridas e promoveu ações de saúde, em diálogo com o violonista Maurício de Oliveira que transformou notas musicais em pontes e fez da música um caminho para a harmonia entre os povos.
Seu Armando e Nara Leão
O artista Luiz Fillipe Siqueira retrata também, em Bento Ferreira, no muro do clube Álvares Cabral, Armando Dietze “Seu Armando”, um dos primeiros moradores do bairro Jesus de Nazareth, ao lado da cantora capixaba Nara Leão, cuja voz atravessou gerações com seu timbre macio e trajetória emblemática na música brasileira.
Luis Carlos Marinho e Geovani Silva
Em Itararé, no Clube do Caxias, Thiago Roel celebra Luis Carlos Marinho, ex-jogador do Clube e referência comunitária de Santa Martha, junto do craque de futebol Geovani Silva, o “Pequeno Príncipe”, um dos grandes talentos revelados no Espírito Santo, medalha de prata nos Jogos olímpicos de Seul em 1988.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





