Atualizado em 23/11/2025 – 15:59
A Unidos da Piedade, uma das escolas de samba mais tradicionais do Carnaval de Vitória, foi atingida por um incêndio em seu galpão de alegorias na madrugada de sexta (21) para sábado. A escola confirmou o caso em nota oficial, informando que as chamas consumiram a área onde estavam armazenados materiais essenciais para a produção do desfile de 2026.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu controlar o incêndio. Imagens feitas no local mostram estruturas metálicas retorcidas, fumaça intensa e focos ainda em brasa sendo combatidos pela equipe de emergência.
Trabalhadores passaram por atendimento médico
Segundo a Piedade, não houve feridos graves, mas trabalhadores que estavam no barracão precisaram ser encaminhados para avaliação médica ao longo do sábado devido à inalação de fumaça. A escola informou que todos estão bem e sob acompanhamento da Diretoria.
“Uma grande família”: Escola pede apoio da comunidade
A diretoria destacou que 2026 marca os 40 anos do último título da Piedade e que, neste ano, a agremiação homenageia a ancestralidade e a arte de Edson Papo Furado, referência do Carnaval Capixaba.
Com parte significativa dos materiais destruída pelo fogo, a escola anunciou que precisa de doações para retomar a produção do desfile. Entre os itens solicitados estão alimentos, ferros e madeiras, equipamentos e recursos financeiros.
A Piedade ressaltou que os materiais perdidos já haviam sido adquiridos com investimento recente, e que tudo precisará ser refeito.
As orientações de como contribuir estão sendo disponibilizadas no Instagram oficial da agremiação.
“É das cinzas que renasceremos”
Em comunicado, a Diretoria afirmou que o momento é de união e reconstrução:
“Não estamos felizes, seria impossível, mas estamos firmes, unidos e mais empenhados do que nunca para que esta vitória chegue. É das cinzas que renasceremos como uma fênix, ainda mais determinados a brilhar na avenida.”
A Unidos da Piedade reforça que segue trabalhando para superar o prejuízo e garantir sua presença no Carnaval de Vitória 2026.
Liesge
A Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESGE) emitiu uma nota manifestando solidariedade à Unidos da Piedade pelo incêndio ocorrido na madrugada deste sábado, que atingiu o galpão de alegorias da agremiação e comprometeu materiais essenciais para o Carnaval de 2026.
“A LIESGE mantém contato com a diretoria da escola e se coloca à disposição para auxiliar no que for necessário neste momento.
As orientações sobre como colaborar podem ser consultadas diretamente nos canais oficiais da escola.
O Carnaval de Vitória é fruto do trabalho coletivo de todas as escolas e de suas comunidades. Momentos difíceis como este, reforçam a importância da nossa união para garantir que cada agremiação tenha condições de realizar o desfile que planejou.”

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.




