Atualizado em 11/12/2024 – 12:03
O Ministério da Saúde anunciou uma atualização no Calendário Nacional de Vacinação, que já está em vigor. A partir desta semana, idosos com mais de 60 anos e gestantes passam a ter acesso às doses contra a Covid-19 como parte da rotina de imunização, uma medida que visa fortalecer a proteção desses grupos prioritários.
Anteriormente incluídos em grupos especiais, agora é recomendado que os idosos sigam um esquema vacinal com doses aplicadas a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses já recebidas. Para as grávidas, a orientação é a aplicação de uma dose em qualquer momento de cada gestação.
A meta de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério é de 90% para esses grupos, mesma taxa já definida para crianças entre seis meses e cinco anos de idade. As vacinas serão disponibilizadas conforme especificações técnicas e disponibilidade nos municípios.
Os municípios capixabas, assim como os de outros estados, já podem implementar a nova estratégia. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que reforçará a orientação com nota técnica ao longo desta semana.
Vacinas Disponíveis e Esquema de Aplicação
No caso de meninas com menos de 12 anos que acabarem engravidando, estarão disponíveis as vacinas Spikevax (Moderna) e Comirnaty (Pfizer). Já para aquelas com 12 anos ou mais, além dessas duas, será incluída a vacina Serum/Zalika. Os mesmos imunizantes estarão disponíveis para a população idosa.
A atualização busca ampliar a proteção contra a Covid-19 em grupos mais vulneráveis, com foco em um planejamento nacional de longo prazo.
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.