Atualizado em 27/11/2025 – 07:55
Entre esta sexta-feira (28) e domingo (30), a Caravana Grito de Cultura realiza a sua 6ª e última edição, desta vez no município da Serra. O projeto tem como objetivo ouvir as demandas dos trabalhadores da cultura, fazendo um diagnóstico do setor cultural local. As atividades gratuitas acontecerão no Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. Para participar, basta se inscrever pelo formulário disponibilizado on-line pelo projeto.
Realizadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo Grito da Cultura, as Caravanas buscam entender a realidade do setor cultural das cidades visitadas e as condições de trabalho neste segmento e, depois, propor políticas públicas com propostas elaboradas por trabalhadores de diferentes territórios.
Durante o final de semana na Serra, o projeto promove debates, trocas de experiências e valorização da produção cultural local, além de contar com intérprete de Libras em toda a programação e alimentação fornecida pela organização. Na sexta-feira (28), acontecem visitas a espaços culturais, grupos e coletivos para reconhecimento do território e mobilização do público.
Já no sábado (29), segundo dia de evento, acontece um encontro com trabalhadores da cultura para escuta ativa, aulão sobre política cultural e apresentações de artistas locais. Encerrando as atividades da caravana, no domingo (30), acontece a construção coletiva de propostas, programação cultural e intercâmbio entre cidades, com a participação de um representante da caravana anterior. A programação cultural será divulgada em breve.
Maju, organizadora da Batalha do Feu Rosa e do 1° Manifesto do Hip-Hop na Serra, ressalta a importância do projeto. “Trazer a Caravana para a Serra é fundamental para reconhecer e fortalecer a potência cultural do nosso território. A Serra exala arte, resistência e criatividade, especialmente nas periferias e entre as juventudes, que constroem cultura todos os dias, muitas vezes sem o devido apoio e visibilidade”. Ela completa: “A Serra merece ser vista, ouvida e valorizada como o território cultural potente que é”.
Caravanas Grito da Cultura
Projeto que teve início em 2023, as Caravanas Grito da Cultura são realizadas pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pelo Grito da Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura e indicação de emenda parlamentar do Senador Fabiano Contarato (PT).
Em 2025, as caravanas já passaram por 5 municípios capixabas, fazendo um diagnóstico do setor cultural de cada local e ouvindo demandas dos trabalhadores da cultura. A primeira edição aconteceu em Cariacica, na Grande Vitória. Depois, o projeto passou por Aracruz, no norte; Cachoeiro de Itapemirim, no sul; Conceição da Barra, no extremo norte; e Anchieta, também no sul.
Serviço:
Caravana Grito da Cultura – Serra
Datas: 28, 29 e 30 de dezembro
Local: Centro Cultural Eliziário Rangel, localizado na rua Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I, Serra.
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfiRo7c7zYG6LOhVKyigGxxbs1OOjzpa4MWu1h1BK-mkfT5tQ/viewform

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





