Atualizado em 07/11/2025 – 17:53
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, adiantou, durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (10), as principais medidas que serão anunciadas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece em Belém (PA) na próxima semana. As estratégias fazem parte da agenda capixaba de enfrentamento às mudanças climáticas e transição para uma economia de baixo carbono.
Entre os anúncios está a criação de uma plataforma digital que abrigará todas os dados, ações, projetos e documentos relacionados ao Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC). A iniciativa tornará transparente e acessível para a sociedade todas as ações relacionados à política climática estadual, incluindo o Plano Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), do Plano Estadual de Adaptação (Adapt-ES) e do Atlas Climatológico do Espírito Santo.
Casagrande também explicou que, durante a COP 30, o Governo do Estado disponibilizará para consulta pública o Plano Estadual de Adaptação às Mudanças Climáticas (PEAMC), elaborado em parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e órgãos estaduais. O plano, que reúne diagnósticos de vulnerabilidades climáticas e propõe estratégias e ações diante de cenários de eventos extremos, ficará disponível por um mês, em que municípios, academia, sociedade civil e setor produtivo poderão contribuir com sugestões antes da consolidação da versão final do plano.
O Governo do Estado também vai lançar durante a COP 30 o Selo Descarboniza-ES, que será concedido à empresas com inventário de emissões validado e que apresentaram comprovação de redução em 5% ou neutralização da emissão gases de efeito estufa. Com a ação, terá início o Registro Público de Emissões do Estado.
O selo estadual visa incentivar o setor produtivo a adotar estratégias consistentes de descarbonização e poderá, futuramente se tornar um benefício fiscal às empresas que reduzirem emissões de carbono, explica o governador:
“À medida que as empresas forem se cadastrando, a gente vai poder ter um registro público das emissões. Já existe esse registro público no Brasil, agora vamos ter um registro público das emissões aqui no Estado do Espírito Santo. Agora estamos nos organizando e vendo que benefício a gente pode dar para as empresas que, de fato, começarem a receber o selo de descarbonização, (…) que é uma garantia dada pelo governo do Estado de que a empresa está no caminho da sustentabilidade.”
Também foi anunciado que será assinado um protocolo de intenções, em parceria com a Fundação Espírito-santense de Tecnologia, fundação de apoio da Ufes, que dará início ao processo de elaboração dos Planos Municipais de Redução de Risco e Adaptação Climática de todos os municípios que ainda não o possuem. Com o projeto, o Espírito Santo será o primeiro Estado da América Latina a financiar integralmente planos municipais dessa natureza para todos os seus municípios.
Por último, o governador anunciou o IntegraCAR, parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para acelerar a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que será apresentado na COP 30. O projeto, que financiará 271 bolsas para alunos do Ifes, ajudará na análise e validação dos cadastros de propriedades rurais.
Casagrande explica que a iniciativa é um passo importante para incentivar o reflorestamento em propriedades rurais capixabas. “Feito o Cadastro Ambiental Rural, o proprietário, então, será notificado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) para apresentar o Plano de Regularização Ambiental (PRA). Através dele, quem se cadastrar até o final deste ano, em 20 anos, terá que recuperar a área de reserva legal e a área de preservação permanente”, afirma.
Durante a COP 30, o governador, que preside o Consórcio Brasil Verde, participará de diversos painéis e encontros. Na segunda-feira (10), participa do painel sobre transição energética e mobilidade de baixo carbono, seguido de debate sobre governança climática participativa. Na terça-feira (11), participa de painel sobre ação climática local e conduz o ato de lançamento do Plano Estadual de Adaptação. Na quarta-feira (12), integra painel sobre fundos soberanos e modera debate sobre o papel dos consórcios públicos no cumprimento das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), ocasião em que será entregue o primeiro Selo Descarboniza-ES.
“Vamos participar de diversos painéis como governador do Estado e presidente do Consórcio Brasil Verde para discutir com representantes estaduais e governadores de outros países, de forma que possamos promover intercâmbio e colaboração para alcançarmos as metas climáticas. O país que quiser atingir suas metas vai precisar da ajuda dos Estados e municípios, pois somos nós que colocamos as ações em prática”, afirmou Casagrande.
Confira a agenda do Governador:
SEGUNDA-FEIRA (10)
12h – Painel sobre Transição Energética e Mobilidade de Baixo Carbono
Local: Blue Zone — Organização: Global Renewables Alliance
14h15 – Painel: “Governança Climática Participativa”
Local: Blue Zone — Organização: Abema
TERÇA-FEIRA (11)
15h – Painel: “Colaboração e Ação Local para Resiliência Justa e Natureza”
Local: Blue Zone — Organização: Centro Brasil no Clima (CBC)
17h25 – Evento: “Financiamento Climático + Lançamento do Plano Estadual de Adaptação (PEAMC)”
Local: Pavilhão Brasil — Organização: Consórcio Brasil Verde
QUARTA-FEIRA (12)
09h30 – Painel: “Fundos Soberanos do Brasil”
Local: Blue Zone — Organização: Fórum de Fundos Soberanos
11h15 – Painel: “Conselho da Federação e Federalismo Climático”
Local: Blue Zone
Painelistas: Gleisi Hoffmann, Marina Silva, Jader Barbalho Filho, Eduardo Paes, Eric Garcetti e Renato Casagrande.
18h – Evento: “Papel dos Estados e Consórcios no Cumprimento das NDCs”
Local: Espaço Consórcio Amazônia Legal (Blue Zone) — Organização: Consórcio Brasil Verde

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





