Atualizado em 06/11/2025 – 08:33
Acontece em Vitória, entre os dias 11 e 15 de novembro, o Festival KÚMBA – Baile Black, que vai transformar o Centro da capital em um território de celebração, aprendizado e ancestralidade. O evento gratuito reúne oficinas, rodas de conversa, mostra de cinema, concurso de slam, feira de empreendedores e um baile a céu aberto, reafirmando o protagonismo da cultura negra, periférica e LGBTQIAPN+ no Espírito Santo.
Inspirado na palavra “Kúmba”, de origem bantu, que significa “criar coletivamente”, o evento propõe um encontro entre arte, corpo e território. Durante os dias de evento, o público é convidado a vivenciar experiências que unem formação, cultura e ocupação do espaço urbano, com foco na valorização das expressões afro-brasileiras e periféricas.
Programação
Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), em Ilha de Santa Maria, recebe as Oficinas de Passo do Charme, ministradas pela bailarina e educadora Abayomi Queiroz, e a Roda de Conversa “Arte, Corpo e Território: Cidade em Discussão”, mediada por Mateus Borges, com participação de Thaisa Formentini, Diogo Chagas e Pablo Vieira.
As atividades são gratuitas e abertas ao público, com inscrições via formulário online.
No dia 15 de novembro (sábado), das 16h às 23h, o festival ocupa a Rua Senador Atílio Vivácqua, no Centro de Vitória, em frente à sede do Projeto Subúrbio, com o Baile Black, principal evento da programação.
O público poderá curtir um line-up potente, com DJ Jexxca e Cyeli, DJ Uncle Wender com Afronta e Branú, DJ Negana com o Baile da Nega, além do show de Azzula, que apresenta o melhor do R&B e da performance drag.
Serviço:
Festival KÚMBA – Baile Black
Data: 11 a 15/ 11 (terça a sábado)
Confira a programção completa no LINK: Festival KÚMBA – Baile Black
Inscrições para oficinas: LINK
Entrada gratuita.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





