Atualizado em 24/10/2025 – 17:52
Até este domingo (26), o Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro Histórico de Vitória, recebe a mostra CineLGBT50+. O circuito é uma iniciativa ES Cineclube Diversidade, voltada especialmente pessoas LGBT+ da terceira idade, que exibe obras audiovisuais que abordam o envelhecimento sob a perspectiva dessa população. A entrada é gratuita.
O evento teve início na última quinta-feira (23). Durante os quatro dias de evento, serão exibidos 13 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, com produções de realizadores do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Pernambuco. O público também poderá conferir cinepoemas com fragmentos de filmes, clipes musicais, vídeos em VHS, além de trabalhos produzidos especialmente para a mostra.
As obras selecionadas abordam temas relacionados ao envelhecimento LGBT+, como afetos, o direito à cidade, visibilidades da população idosa LGBT+, moradia e dificuldades e inexistência de instituições de longa permanência voltada para pessoa LGBT+, HIV/aids, vivências artísticas, dissidências e lutas históricas contra normatividades, além da expansão do orgulho grisalho e da gerontologia e geriatria LGBT+ no Brasil.
“Realizei esta curadoria a partir do artigo ‘Cartografando estilizações do homoerotismo na velhice’, do psicólogo Daniel Kerry, em que ele diz que sujeitos interpelados como ‘velhos’ e que se autodeterminam homossexuais, lésbicas ou trans e travestis, experienciam modos de vida não-heterossexuais e acabam por ter que se confrontar com uma matriz heterossexual e com um valor de juventude socialmente produzido como um ideal regulatório”, explica o curador da mostra, Fabricio Fernandez.
A CineLGBT50+ é realizada por meio do Edital nº 15/2024 de Difusão Audiovisual, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Confira a programação:
Mostra CineLGBT50+
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo – Centro, Vitória
24 de outubro (sexta-feira)
Horário: 17h30 às 22h
#cinepoema de abertura I 3’
DEPOIS DE TUDO I 2008 I 12’ I Rafael Saar I RJ
Depois da despedida, a espera. Depois da espera, a volta. Depois de tudo, o que mais querem é estar juntos e um dia basta para esperarem pelo próximo.
OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO I 2023 I 24’ I Renato Sircilli
Jorge tem 70 anos e é um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes. Vender esses áudios para Alberto lhe garante uma renda extra, mas também afeto, ainda que Jorge não se lembre mais como é o som de seu próprio prazer.
TODA NOITE ESTAREI LÁ I 2024 I 1’12 I Tati Franklin e Suellen Vasconcelos | ES
Impedida de frequentar o culto de sua preferência, Mel não desiste de professar a sua fé. Toda noite, ela prepara cartazes e os leva para a porta da igreja, à espera do dia que poderá voltar a entrar. Ao longo de anos marcados pela ascensão de um governo ultraconservador e pelas dificuldades trazidas por uma inesperada pandemia, o documentário acompanha a luta da cabeleireira transexual por fazer valer o seu direito constitucional à liberdade religiosa.
25 de outubro (sábado)
Horário: das 15h às 23h
Sessão IMAGENS ATREVIDAS – O Baile e Imagens Insistentes (Curadoria e mediação de Erly Vieira) I 120’
#cinepoema I 3’
CARTAS PARA EROS I 2016 I 30’ I Herbert Fieni I ES
O filme é uma homenagem à Boate Eros, um espaço criado nos anos 90 para artistas performers de Cabaret no Espírito Santo. Um filme ensaio que recompõe as trajetórias de gênero fluido através da lembrança de uma artista travesti.
BAILÃO I 2009 I 17’ I Marcelo Caetano I SP
Um filme sobre heróis. A memória de uma geração queer visitada por seus personagens. O cenário é o centro de uma grande cidade; o enredo a urgência da vida. E o Bailão, o ponto de convergência dessas histórias.
FILHOS DA NOITE I 2022 I 16’ I Henrique Arruda I PE
Oito homens gays entre 50 e 70 anos compartilham suas memórias, vivências, e imagens noturnas, questionando-se sobre qual lugar seus corpos ocupam agora. “Filhos da Noite” é um espelho de memórias que reúne pesquisas, imagens, vídeos, relatos e afetos de corpos LGBTQIA+ acima dos 50 anos.
CASTANHA I 2014 I Davi Pretto I 95’
João Carlos Castanha tem 52 anos e é ator. Também trabalha na noite como transformista em baladas gays. Vive com a mãe septuagenária, Celina, no subúrbio de Porto Alegre. Solitário, doente e confuso, aos poucos ele deixa de discernir realidade e ficção.
26 de outubro (domingo)
Horário: 15h às 18h
#cinepoema de abertura I 3’
VAMPSIDA I 1998 I 16’ I Cloves Mendes I ES
Uma história de amor impossível entre o último vampiro e a última mulher sem o vírus HIV.
WALDO MOTTA lê trechos da obra “Proezas de Jeowalda”, publicado pela Editora Cousa e Kabungo (2024). I 30’
WALDO I 2024 I 15’ I Fabrício Fernandez e Diego Nunes I ES
Nascido da amizade entre dois escritores, filme apresenta o artista Waldo Motta como o construtor de um sistema de pensamento poético sobre o sagrado.
PEIXE ABISSAL I 2022 I 110′ I Rafael Saar I RJ [Longa-metragem de Encerramento do Circuito CineLGBT50+]
Seres luminosos, divinos e mundanos, líricos e selvagens, masculinos e femininos. Homens, mães e santas emergem em um mergulho profundo no universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Outra figura frequente no IN-EDIT BRASIL, Rafael Saar (vencedor de 2015, com “Yorimatã”), traz o universo poético do escritor e compositor Luís Capucho. Soropositivo desde os anos 1990, Capucho utiliza não somente a doença, mas também suas sequelas físicas como fontes de sua reinvenção artística. “Peixe Abissal” nos apresenta um território onde literatura, música e pintura se cruzam em um submundo gay e pornográfico.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





