A cantora e compositora capixaba Ada Koffi lançou nesta sexta-feira (24), o seu novo EP autoral “Coração Griô”. Uma das principais vozes emergentes do Espírito Santo, em seu novo trabalho, já disponível nas plataformas de streaming, Ada aprofunda a sua criação autoral, trazendo a música como forma de cura e resgate das raízes afro-brasileiras.
Com cinco faixas autorais, o EP busca estabelecer pontes entre o cotidiano e o sagrado, entre o corpo e o espírito. Entre os destaque está a faixa de abertura, “Memória”, convida os ouvintes a uma travessia pela memórias transmitidas pelas vozes ancestrais que fizeram parte da formação da artista.
Já a canção-título, “Coração Griô”, reverencia a sabedoria das pretas e pretos velhos, entidades idosas cultuadas nas religiões afro-brasileiras como símbolos de caridade e humildade, consagradas em rituais de cura espiritual de rezas, banhos de ervas e defumação. Enquanto “Alumiô” encerra o disco exaltando a força e a sabedoria das benzedeiras contemporâneas, com versos que conectam despedida e renascimento.
O trabalho é descrito como um tributo ao legado dos pretos e pretas velhas, das benzedeiras e
Curandeiras, enquanto reafirma a potência da arte preta, feminina e ancestral. “[É] um disco que canta o tempo, o amor e a fé com os pés no terreiro e o olhar no sol”, explica Ada.
Produzido por JaySant, com colaboração de Daniel Silva e percussões de Saulo Santos, o EP traz mixagem e masterização de Igor Comério, reforçando o diálogo entre MPB, soul e ritmos afro-brasileiros que marcam a sonoridade da artista. A capa e identidade visual foram criadas por Cecilia Leite, com fotografia de Douglas Bonella e design de Wyucler Rodrigues. O projeto foi realizado com recursos do Funcultura, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult-ES).
Ada Koffi
Reconhecida como uma das grandes revelações da música capixaba, Ada Koffi é umas das finalistas do Prêmio da Música Capixaba 2025 na categoria Vozes Negras. A cantora foi a ganhadora do 3º Prêmio da Música Capixaba na categoria de Melhor EP, com seu disco “Entrelaçar”; e foi vencedora do Pitching Musical do Formemus 2023 — maior conferência de mercado da música do Espírito Santo.
Ada iniciou sua carreira musical em 2018 e atualmente acumula mais de 8 mil ouvintes no Spotify e realiza diversos shows marcantes no estado. Em 2025, a cantora se apresentou no Movimento Cidade, que reuniu grandes atrações da música brasileira e contou com público de 100 mil pessoas.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.





