Atualizado em 14/10/2025 – 15:02
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) emitiu dois avisos meteorológicos informando sobre a possibilidade de chuva intensa, descargas elétricas e granizo entre a tarde desta terça-feira (14) e a manhã de quarta-feira (15) no Espírito Santo. Segundo a previsão, as regiões Sul, Serrana e Caparaó Capixaba estão sob previsão de impacto alto, enquanto o Extremo Sul, a porção norte da Região Serrana e a Grande Vitória têm previsão de impacto moderado.
De acordo com a Cepdec, as análises baseadas nas últimas previsões numéricas por conjunto indicam alta probabilidade de tempo severo no Estado. As chuvas mais intensas devem ocorrer devido ao deslocamento de um sistema frontal, com destaque para o período entre a tarde do dia 14 e o final do dia 15 de outubro.
Previsão
Confira a previsão detalhada segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Cepdec:
A partir desta terça-feira (14), o tempo muda em todo o Espírito Santo com a chegada de uma frente fria. O sistema provoca aumento de nuvens e chuva já nas primeiras horas do dia nas regiões Sul, Serrana, Nordeste e no sul da Grande Vitória. Entre a tarde e a noite, a frente fria avança e leva chuva também para o Noroeste e o extremo Norte do Estado. O vento sopra fraco a moderado no litoral, com rajadas entre o Sul e a Grande Vitória.
Há previsão de chuvas intensas, descargas elétricas e possibilidade de granizo no centro-sul do Estado, com chance de acumulados expressivos em curto período.
Na quarta-feira (15), a umidade trazida pelos ventos do mar mantém o tempo instável. Deve chover em diferentes momentos do dia em todas as regiões, e as temperaturas ficam mais amenas. O vento continua fraco a moderado no litoral. As condições seguem favoráveis para chuvas fortes, relâmpagos e granizo isolado no centro-sul capixaba.
Na quinta-feira (16), a instabilidade diminui, mas ainda pode chover pela manhã nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Grande Vitória e nas “Três Santas” (Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa). No Sul e na metade sul da Região Serrana, o céu fica nublado, porém sem previsão de chuva. As temperaturas voltam a subir gradualmente.
Na sexta-feira (17), os ventos costeiros mantêm o tempo instável na metade norte do Estado. Pode chover rapidamente pela manhã no Norte, Noroeste e litoral nordeste, com aberturas de nuvens ao longo do dia. Nas demais regiões, o tempo fica firme, com sol entre nuvens e sem previsão de chuva.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.