Atualizado em 07/10/2025 – 16:31
O grupo capixaba Vix Cia de Dança conquistou três premiações no Danzamérica, um dos maiores festivais de dança do mundo, que acontece anualmente na Argentina, reunindo países de toda a América Latina. Nesta edição o evento reuniu mais de cinco mil bailarinos de nove países participantes em 700 apresentações.
A companhia capixaba apresentou três coreografias, uma de jazz e duas de dança contemporânea, criadas pelos coreógrafos Mauricio Maximus, Luciano Coelho e Poti Ara Bolzan. Os trabalhos encantaram o júri e garantiram um primeiro lugar e dois segundos lugares, feitos inéditos para o Espírito Santo.
Para o diretor da companhia, Mauricio Maximus, o resultado é uma conquista coletiva que reafirma o papel da dança como expressão cultural e ferramenta de transformação.
“Estamos felizes com o resultado alcançado. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. Mostra que investir na cultura ainda vale a pena. Somos uma companhia jovem, mas com muitas realizações já alcançadas. Continuaremos a divulgar e democratizar a cultura capixaba”, afirmou Mauricio.
Com 31 anos de existência, o Festival Danzamérica é reconhecido mundialmente por sua credibilidade, reunindo um júri técnico formado por profissionais de diversos países. A premiação da Vix Cia de Dança representa uma conquista para o fortalecimento da produção artística do Espírito Santo em um cenário internacional.
A participação do grupo capixaba foi viabilizada pelo Edital de Circulação e Intercâmbio Cultural, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). O apoio garantiu a presença dos bailarinos Pedro Meirelles, Isabela Barroso e Aryane Ramos, ao lado dos coreógrafos Maximus e Coelho.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.