Atualizado em 28/09/2025 – 23:55
A capixaba Bárbara Marques, natural de Vila Velha, foi detida há cerca de dez dias pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega dos Estados Unidos (ICE) durante uma reunião oficial para o processo de green card em Los Angeles. Desde a noite da última terça-feira (24), familiares e o marido, o americano Tucker May, afirmam não saber para onde ela foi levada após ser transferida do centro de detenção de Adelanto, na Califórnia.
Segundo May, que publicou um relato nas redes sociais, Bárbara foi separada de seu advogado durante a reunião no prédio federal de imigração. A justificativa apresentada para a prisão foi a ausência em uma audiência judicial de 2019 — informação da qual, segundo a família, ela nunca havia sido notificada.
“Minha esposa foi levada por um pretexto, sem ter acesso ao advogado, e agora não sabemos para onde a enviaram. Temo pela vida dela”, declarou Tucker em apelo público.
A defesa da capixaba afirma que o centro de detenção dificultou o acesso a documentos encaminhados por advogados e que chegou a ser protocolada uma ordem judicial de emergência para impedir a transferência. Ainda assim, Bárbara foi removida da unidade sem que a família fosse informada do destino.
Nas redes sociais, amigos e conhecidos iniciaram uma mobilização para chamar a atenção da imprensa e de autoridades brasileiras e americanas. A influenciadora capixaba Débora Dubberstein fez um apelo público:
“Ela foi presa injustamente pelo ICE americano e estamos sem notícias há mais de 24 horas. Precisamos encontrá-la”, escreveu.
O caso acende um alerta para a atuação do ICE em processos migratórios envolvendo estrangeiros legalmente casados com cidadãos americanos, já que o matrimônio de Bárbara e Tucker foi reconhecido pelo governo dos Estados Unidos por meio do processo I-130, que garante validade legal à união.
Até o momento, nem o ICE nem autoridades consulares brasileiras se pronunciaram oficialmente sobre a transferência e o paradeiro de Bárbara Marques.
Atualização fornecida pelo marido da Bárbara neste domingo (28), através de sua rede social:
Tradução:
Uma atualização: Obrigado a todos por nos ajudarem a dar visibilidade a isso. Veículos de notícias locais em Los Angeles irão cobrir o caso em breve.
Barbara conseguiu me ligar hoje – ela está atualmente em algum lugar no Arizona, mas será transferida novamente em breve (não sabemos para onde).
Ela está sendo privada de equipamentos médicos necessários para um problema crônico nas costas e até de ibuprofeno.
Ela e os outros detidos com ela estão ficando mais de 12 horas sem comida. Sabemos que ela ainda está nos EUA, mas não muito além disso.
POR FAVOR, nos ajudem a entrar em contato com representantes do governo local (especialmente a deputada Judy Chu, os senadores Alex Padilla e Adam Schiff e o governador Gavin Newsom) para exigir ação AGORA para ajudar esses detidos que estão sofrendo.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.