Atualizado em 28/09/2025 – 21:56
A 13ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo já tem data para acontecer: entre os dias 07 e 29 de novembro. Sob a direção de Tarcísio Santório e Natércia Lopes, direção artística de Livia Sabag, coordenação musical de Gabriel Rhein-Schirato e patrocínio master da Shell, este ano o evento terá a liberdade como tema central.
Serão apresentados série de espetáculos e concertos no Teatro Sesc Glória, na Casa da Música Sônia Cabral, e em diversos espaços públicos e projetos sociais de Vitória e outras cidades do Estado, sempre com transmissão ao vivo pelo Youtube.
A abertura acontece com a apresentação de “A profissão da Senhora Warren”, nos dias 07 e 09 de novembro, no Sesc Glória, no Centro de Vitória. O espetáculo do Núcleo de Criação de Ópera do Festival é baseado na peça homônima de Bernard Shaw, com música de Maurício De Bonis e libreto assinado pelo Núcleo, este ano formado por Livia Sabag, Gabriel Rhein-Schirato, Eliane Coelho e o próprio De Bonis.
A direção musical e a regência da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) serão de Rhein-Schirato, a direção cênica de Sabag, preparação vocal de Fabio Bezuti, cenografia de Nicolás Boni e figurinos de Fabio Namatame. O elenco será formado pelas sopranos Eliane Coelho, Carla Cottini, o barítono Idaías Souto, e os tenores Mauro Wrona, Paulo Mandarino e Rafael Stein.
Além da ópera, o Festival apresenta uma série de cinco concertos de câmara na Casa da Música Sônia Cabral, com curadoria da professora e pesquisadora Yara Caznok. No dia 14 de novembro (sexta-feira), um trio composto pelo pianista Willian Lizardo, a violinista Jacqueline Lima e o violoncelista Christian Munawek interpreta obras de Lili Boulanger, Haydn e Jorge Grossman. No dia seguinte, 15 de novembro, se apresenta outro trio formado por músicos do Espírito Santo – a oboísta Nathália Maria, o clarinetista Danilo Oliveira e o fagotista Deyvisson Vasconcelos.
No final de semana seguinte, em 21 de novembro, o duo de voz e piano composto pela mezzo-soprano Denise de Freitas e o pianista Fabio Bezuti apresenta composições de Heitor Villa-Lobos, Francesca Caccini, Mel Bonis e mais. No dia 22 (sábado), o flautista Danilo Klem e o violonista Belquior Guerrero tocam canções de Ricardo Tacuchian, Gabriela Ortiz, Jocy de Oliveira, Anton Diabelli e Villa-Lobos.
Fechando a série de concertos de câmara, no dia 28, Lizardo volta a se apresentar e a noite segue com um recital de piano solo com Lidia Bazarian. No dia seguinte (29 de novembro), acontece o encerramento do Festival, onde a Oses e os vencedores do 4º Concurso de Canto Natércia Lopes interpretarão obras de Mozart, Rossini, Verdi, Amy Beach e Leonard Bernstein, sob a regência do maestro Trefzger.
Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Além das apresentações, o Festival realiza durante o ano projetos que promovem a criação e a experimentação artística, formação e especialização de profissionais e acessibilidade cultural e inclusão social. Nesta 13ª edição, o Festival realizou, em julho, o 6º VOE (Vitória Ópera Estúdio); em setembro, o 4º Concurso de Canto Natércia Lopes; e terá, entre outubro e novembro, a quarta edição do Opera-cional, ministrado pela iluminadora Valéria Lovato.
O Festival também traz novidades em suas iniciativas de acessibilidade e inclusão. O Ópera nos Bairros apresentará Filhote de Trem, um espetáculo cênico-musical inspirado na obra homônima da escritora paulista Memélia de Carvalho, com música de Heitor Villa-Lobos, Carlos Gomes e Chiquinha Gonzaga. A direção musical é do violonista e maestro Belquior Guerrero e a direção cênica de Tamara Lopes.
Além disso, o Concertos Itinerantes apresentará, em diferentes cidades do Estado, um programa para voz, piano e clarinete de compositores e compositoras do século XX, entre eles os brasileiros Heitor Villa-Lobos, Gilberto Mendes e a sueca Kaija Saariaho.
Serviço:
13º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Dias 07, 09 e 29/11, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 18h.
Teatro Sesc Glória -Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro – Vitória – ES – Tel.: (27) 3232-4750
Grátis
652 lugares / 60 minutos
Classificação 12 anos
Dias 14, 15, 21 e 22 e 28/11, sextas e sábados, às 20h.
Casa da Música Sônia Cabral – R. São Gonçalo, S/N – Centro – Vitória – ES – Tel.: (27) 3132-8399
Grátis/ 230 lugares / entre 50 e 70 minutos
Classificação 6 anos

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.