O Cineclube Contestado realiza neste sábado (13), às 19 horas, a exibição do documentário Cotaxé – o Efêmero Estado União de Jeovah. A atividade acontece na Casa Comuna, no distrito de Cotaxé, em Ecoporanga, no extremo norte do Espírito Santo.
A produção é baseada no livro Cotaxé, do jornalista Adilson Vilaça, e retrata a tentativa de criação do Estado União de Jeovah, idealizado pelo professor baiano Udelino Alves. O movimento teve como epicentro Ecoporanga, em uma área de contestação entre Minas Gerais e Espírito Santo. A expectativa era que Cotaxé fosse a capital da nova unidade federativa, que englobaria municípios capixabas como Mucurici, Montanha, Pinheiros e Boa Esperança, além de cidades mineiras como Teófilo Ottoni e Nanuque.
O documentário reúne entrevistas com pessoas que conviveram com Udelino, incluindo fazendeiros, trabalhadores rurais e ex-alunos, além de visitas a locais onde o professor viveu e atuou.
A programação do Cineclube inclui ainda outros títulos, como Roubada da Bandeira, A Guerrilha do Caparaó, Camponeses do Araguaia – a guerrilha vista por dentro, Guerra de Canudos, Faça o que precisa ser feito: a vida de José Maria Coutinho e Arte de Lutar — este último em parceria com o Cineclube Avesso.
De acordo com o coordenador do Cineclube Contestado, Vander Costa, a escolha das obras leva em consideração temas relacionados à luta camponesa em Cotaxé e em outros contextos históricos.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.




