Atualizado em 09/09/2025 – 12:21
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou nesta terça-feira (9) que não há dúvidas de que houve tentativa de golpe de Estado no Brasil e apontou Jair Bolsonaro (PL) como líder do grupo que articulou a trama.
Em seu voto no julgamento do núcleo central dos ataques de 8 de Janeiro, Moraes destacou que os atos executórios começaram ainda em 2021, com ataques às urnas eletrônicas e campanhas de desinformação para desacreditar a democracia. Ele citou episódios como a live de julho daquele ano e falas a embaixadores em 2022, que já resultaram na inelegibilidade de Bolsonaro.
Segundo o ministro, havia uma organização criminosa que atuava para manter Bolsonaro no poder após a derrota eleitoral. Ele também mencionou registros apreendidos com ex-ministros e o ex-diretor da Abin, que reforçam a tese golpista.
Além de Bolsonaro, outros sete aliados estão no banco dos réus, entre eles Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto e Alexandre Ramagem. O julgamento deve se estender até sexta-feira (12).

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.