Atualizado em 29/08/2025 – 12:59
O distrito de Praia Grande, em Fundão, ganha um novo espaço de debate audiovisual, a partir do próximo dia 6 de setembro: o Cineclube Águas. A primeira sessão acontece na Casa Thelema, às 19h, com a exibição gratuita do curta-metragem Barreira Verde, dirigido pela historiadora e cineasta Cíntia Braga.
Classificado como uma aventura, Barreira Verde conecta passado, presente e futuro ao abordar as origens coloniais do Espírito Santo e as lutas dos povos originários. A trama acompanha três pesquisadoras — Minerva, Tereza e Ester — em uma escavação arqueológica, onde descobrem artefatos que despertam a ligação com a ancestralidade das comunidades tradicionais do norte capixaba.
O cineclube nasceu inspirado pelo encontro entre as águas doce e salgada do Rio Reis Magos e do mar, que se encontram exatamente em frente ao local onde a Casa Thelema é localizada. A proposta é oferecer uma programação diversa, que atinja diferentes públicos, em uma região com pouca oferta cultural, fortalecendo o acesso e a produção audiovisual de base comunitária.
Ao todo, serão seis sessões, que ocorrerão mensalmente. Em todas, após a exibição, o público será convidado a participar de uma roda de conversa aberta, em formato descontraído, para refletir e compartilhar impressões sobre o filme. A última sessão, marcada para 7 de fevereiro, terá ainda uma apresentação do cantor Marcos Monteiro.
“A ideia de criar um cineclube em Praia Grande surgiu muito inspirada no papel tradicional que um cineclube costuma ter: ser uma ferramenta de acesso à arte, ao entretenimento e, principalmente, um espaço aberto para diálogos, provocações e trocas de ideias”, afirma David Rocha, produtor cultural da Casa Thelema.
Serviço:
Estreia do Cineclube Águas
Local: Casa Thelema – Praia Grande, Fundão
Data: Sábado, 6 de setembro
Horário: 19h
Filme: Barreira Verde, de Cíntia Braga
Entrada gratuita

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES diretamente no seu e-mail.