Atualizado em 06/08/2025 – 17:14
Teve início nesta quarta-feira (6) o projeto Cozinha Solidária, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), que tem como foco o combate à insegurança alimentar e o fortalecimento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) no estado.
O projeto irá distribuir 50.400 refeições ao longo de 21 meses, atendendo às pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo a população em situação de rua. Segundo o governador do estado, Renato Casagrande, serão três organizações da sociedade civil responsáveis pela execução do programa: duas localizadas em Vitória e uma em Viana. Juntas, elas produzirão 360 refeições diárias (120 por entidade), cinco vezes por semana.
A Associação Alef Bet, localizada no Centro de Vitória, foi a primeira entidade visitada e já começou a operar. Com o apoio da iniciativa, a organização fornecerá 2.400 refeições por mês.
Cada uma das três entidades receberá um investimento de R$ 1,4 milhão, proveniente do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP). O recurso será utilizado para custeio e aquisição de materiais, equipamentos e insumos destinados à produção e oferta de refeições saudáveis e gratuitas ao público-alvo.
De acordo com a secretária de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, o projeto tem como base o compromisso com o direito à alimentação adequada. “Acreditamos que é papel do poder público construir estratégias, parcerias e fornecer os recursos necessários para que os direitos mais básicos, como o acesso ao alimento, sejam assegurados a todas as pessoas”, afirmou.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.