Atualizado em 04/12/2024 – 19:09
A delegação capixaba retornou ao Espírito Santo com uma impressionante conquista de 119 medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2024, que ocorreu em São Paulo na última semana. O evento, que reuniu jovens atletas de 11 a 18 anos de todo o país, foi marcado por recordes, novos talentos e momentos de integração e inspiração.
O evento foi consolidado como a maior competição escolar do mundo para pessoas com deficiência. Do total de medalhas dos paratletas capixabas, 64 foram de ouro, 32 de prata e 23 de bronze. A competição contou com a participação de 117 jovens atletas capixabas, competindo em sete modalidades diferentes.
Modalidades e Resultados
- Atletismo: Responsável por 105 medalhas
- Outras modalidades: Somaram 14 medalhas
No quadro geral, o Espírito Santo ficou em 15° lugar entre os 27 estados participantes, reafirmando a força do paradesporto capixaba.
Programa Bolsa Atleta e Destaques
Nove medalhistas são contemplados pelo programa Bolsa Atleta, e o paratleta Miguel Pianissolla se destacou com cinco medalhas de ouro na natação. Além disso, a delegação teve encontros inspiradores com medalhistas paralímpicos consagrados.
Novidades para 2025
O Comitê Paralímpico Brasileiro anunciou que as Paralimpíadas Escolares de 2025 serão ampliadas para duas semanas de competições, visando a um formato mais inclusivo e abrangente.
Recordes e Participação
A edição de 2024 bateu recorde de participação, com 2.013 inscritos de todo o Brasil. Os capixabas quebraram 13 recordes escolares, demonstrando o talento e a dedicação dos atletas do Espírito Santo.
Para mais detalhes, acesse: Governo do Estado do Espírito Santo
Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.