Atualizado em 26/07/2025 – 08:25
A Academia Espírito-santense de Letras (AEL) dá início às comemorações de seus 104 anos de fundação com uma noite de lançamentos literários. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece na próxima quarta-feira (30), das 18h30 às 21h, na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Centro de Vitória.
Serão lançados sete títulos, cinco livros e duas revistas, que serão distribuídos ao público gratuitamente. As obras são fruto do projeto “Incentivo à Cultura”, uma parceria entre a instituição e a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vigente desde 1990.
Entre os títulos estão a Revista da AEL, a Folha Literária e os volumes da Coleção Escritos de Vitória – “Causos de Vitória”; da Coleção Roberto Almada – “Adelpho Poli Monjardim – Vida e Obra”; da Coleção José Costa – “Saul de Navarro: A vida em sonhos”; da Coleção José Costa: “Vento sul”, de Carmélia Maria de Souza; e da Coleção José Costa: “História da Província do Espírito Santo”, de Misael Ferreira Pena.
104 anos da AEL
Fundada em 4 de setembro de 1921, a Academia Espírito-santense de Letras (AEL) fez um trabalho de pesquisa do manancial cultural e histórico do Espírito Santo, e de difusão dos autores capixabas. Desde sua inauguração, a Academia reúne escritores, poetas, juristas, professores, magistrados, cientistas, jornalistas e autores de gêneros literários diversos que contribuíram para o fortalecimento do patrimônio cultural e o registro da memória do Espírito Santo.
Além do lançamento, a programação comemorativa dos 104 anos da AEL inclui outras atividades. Entre elas, o concurso “Eu li um autor capixaba”, voltado para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo o Estado. A iniciativa premiará estudantes leitores de autores capixabas com certificados, medalhas, revistas e livros. As inscrições são gratuitas e seguem até 31 de agosto, pelo e-mail [email protected].
Acontece também o 1º Fórum das Academias de Letras do Espírito Santo, no dia 9 de setembro, com programação na Assembleia Legislativa e no Palácio da Cultura Sônia Cabral. Além disso, uma festa oficial de comemoração acontece no dia 11 de setembro, também no Sônia Cabral, das 18h30 às 21h, com apresentação musical, homenagens e entrega de placas comemorativas.

Receba, semanalmente e sem custos, os destaques mais importantes do ES, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail.